Socióloga presta homenagem a Zeca Martins, um dos mais importantes mestres vivos do fandango caiçara

Pesquisadora Angelica Ripari lança o livro “Mestre Zeca: Fandango para não morrer” na Ilha dos Valadares, em Paranaguá

Em homenagem a um dos mestres vivos mais importantes do fandango caiçara, a socióloga Angelica Ripari lança o livro “Mestre Zeca: Fandango para não morrer”, pela editora Balanço da Canoa. O músico, luthier e artesão Zeca Martins, citado como o “Jimi Hendrix da rabeca”, é presença marcante nos fandangos da Ilha dos Valadares, resguardando a cultura do Litoral Paranaense. O lançamento acontece nesta quarta-feira (20), na Ilha dos Valadares, em Paranaguá.

A obra é fruto de conversas de Ripari com Mestre Zeca. De maneira poética, a socióloga recolheu os relatos da vida do fandangueiro, mantendo intactos a linguagem e o jeito de ser caiçara. A história de Zeca é também a história de muitos caiçaras que deixaram suas vidas nos sítios e tiveram que se reinventar nos grandes centros.

No evento de lançamento haverá a exibição do documentário “Moda que corre tempo” – que registra o momento em que Zeca revisita sua própria trajetória – e exposição de obras de artistas locais, além do Fandango com Mestre Zeca Martins e convidados.

Livro

“Mestre Zeca: Fandango Para Não Morrer”. de Angelica Ripari. Editora Balanço da Canoa. 

Lançamento nesta quarta-feira (20), às 17h, na praça Cyro Abalem, na Ilha dos Valadares, em Paranaguá.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Socióloga presta homenagem a Zeca Martins, um dos mais importantes mestres vivos do fandango caiçara”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima