Saulo Adami escreve sobre duas figuras queridas da TV brasileira nos anos 1970

"Camicleta – Manual dos proprietário" reconstrói em livro a trajetória de Shazan e Sherife, interpretados por Paulo José e Flávio Migliaccio

Atrapalhados, intrépidos e sonhadores, os mecânicos inventores Shazan e Xerife são dois dos mais marcantes e amados personagens da história cultural brasileira.

Criados pelo dramaturgo Walther Negrão, nasceram como coadjuvantes da novela “O Primeiro Amor”, exibida pela Rede Globo em 1972, mas fizeram tanto sucesso que ganharam um spin-off, uma série só para eles: “Shazan – Xerife & Cia.” (1972–1974).

“Camicleta”

Os jovens “empreendedores” vividos por Paulo José (1937–2021) e Flávio Migliaccio (1934–2020), tinham uma pequena oficina de bicicletas (Shazan-Xerife & Cia.) na pequena cidade de Nova Esperança. Sonhavam encontrar a peça mágica para concluir a construção da Bicicleta Voadora e viviam suas aventuras a bordo da “camicleta”, veículo que misturava bicicleta com caminhão e funcionava como casa e oficina ambulantes.

Cinquenta anos depois da série fazer sucesso, o escritor Saulo Adami lança o livro “Camicleta – Manual dos Proprietários” pela editora Estrada de Papel. Trata-se de uma detalhada pesquisa histórica e afetiva sobre os icônicos personagens que saíram das telinhas para viver eternamente no imaginário de milhões de fãs.

Paulo José e Flávio Migliacio numa cena da série “Shazan e Xerife” (Foto: Ítalo Sani/Divulgação)

O lançamento oficial será no dia 28 de março, a partir das 16h, na Biblioteca Pública do Paraná (Cândido Lopes, 133, Centro) com direito a exibição de “A Bicicleta Voadora”, último episódio da série que foi ao ar na Rede Globo em 28 de dezembro de 1973.

Outros eventos de lançamento vão acontecer em Brusque (terra natal do autor), Guarapuava, São Paulo e Rio de Janeiro.  

Como definiu o escritor Eduardo Torelli no texto de apresentação do livro, Saulo Adami se entregou à “arqueologia cultural” para reconstruir a história, bastidores, cronologia e tudo o que envolve universo lúdico do programa da forma completa e assertiva.

Com vasta pesquisa documental e dezenas de entrevistas com nomes importantes do elenco, produção e fãs, o livro recupera bastidores, detalhes, novidades e curiosidades sobre a dupla e suas aventuras.

Pesquisa

Em sete anos de pesquisa, Adami mergulhou nas 451 aparições de Shazan e Xerife na telinha – em capítulos da telenovela, episódios de séries e até no especial “Globo 50 Anos”, de 2015.

O autor conta que decidiu pesquisar e recontar a história de Shazan & Xerife, pois os inventores da “camicleta” eram os “heróis simples” de sua infância.

“Eles eram brasileiros e aventureiros, bagunceiros e divertidos, criativos e de bom coração e preencheram meus dias de menino aspirante a escritor”, disse Saulo Adami. “Eu e tantas outras crianças ficamos imediatamente identificados com eles. Pareciam com a gente, eram pessoas simples, que construíam coisas e sonhavam tanto quanto todos nós juntos”.

O livro tem capa do artista gráfico britânico Pete Wallbank, prefácio de Eduardo Torelli, posfácio de Jeanine Wandratsch Adami, projeto gráfico de Rogério Marcos Lenzi e contribuições artísticas de Clovis Paulo Stocker, Gerson Luiz Teixeira e Laudo Ferreira.

Livro

“Camicleta – Manual dos Proprietários”, de Saulo Adami. Estrada de Papel, 280 páginas, R$ 55.

O lançamento oficial do livro será no dia 28 de março, às 16h, na Biblioteca Pública do Paraná (Cândido Lopes, 133 – Centro).

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima