Programação da 17º Primavera dos Museus acontece até o fim de setembro

Oficinas, palestras e visitas guiadas são algumas opções de atividades culturais que fazem parte do calendário do evento

No mês de setembro, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza em todo o Brasil a Primavera dos Museus. Neste ano, o tema é Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas, e dezoito museus de Curitiba estão participando. O Plural selecionou a programação de cinco deles para quem deseja aproveitar a 17ª edição do evento.

Caixa Cultural Curitiba

A Caixa Cultural Curitiba promove nesta quarta-feira (20), às 18h30, a palestra online “Gilda como Manifesto, Memória LGBT+ e Museus como lugares de Democracia e Visibilidade”, do artista Ricardo Nolasco.

No domingo (24), a partir das 16h, acontece a visita mediada “Performance em trânsito: um caminho pelos passos da Gilda” na Caixa Cultural. A proposta é fazer um percurso performático, com reflexões de Nolasco sobre as pessoas LGBT+ nos espaços da cidade e museus.

Lume

No domingo (24), das 13h às 18h, o Lume, lugar de memória abre para visitação do público e convida a todos a conhecerem o espaço, com acervo da Comissão Estadual da Verdade do Paraná e itens que retratam a história da democracia no Brasil.

No sábado (23) pela manhã, das 8h30 às 12h30, o Lume promove a visita mediada o “Caminhos da Memória”, sobre os locais de Curitiba relacionados à Ditadura Civil-Militar. Essa visitação exige inscrição pelo e-mail [email protected], ou pelo Instagram @lumecuritiba.

Museu de Arte Indígena

​​O Museu de Arte Indígena (Mai) oferece, na sexta-feira (22), das 11h às 12h30, a oficina de releitura de bonecas Ritxoco do Povo Indígena Karajá, com massa de biscuit. A atividade é para crianças a partir de 8 anos, e o valor do ingresso para visitação ao museu com a participação na oficina é de R$ 20.

No sábado (23), das 14h às 15h30, acontece o lançamento dos livros “Ritual dos mortos” e “A lenda do fogo”, do autor Indígena Florêncio Kaingang. Das 11h30 às 12h30, o Mai promove também uma visita e mediada pelo museu, com duração de 90 minutos. Ingressos a partir de R$12. (Além da visita, a oficina de releitura de bonecas Ritxoco do Povo Indígena Karajá tera uma segunda edição durante o sábado).

Museu da Imagem e do Som

Até o fim de setembro, das 10h às 19h, a exposição “Memórias da (r)existência LGBTI+ no Paraná”, pode ser visitada no Museu da Imagem e do Som (Mis). A mostra tem acervo sobre o legado da comunidade LGBTI+ paranaense, é realizada pela museu em parceria com o Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott do Grupo Dignidade (Cedoc LGBTI+).

Museu Oscar Niemeyer

Nesta quinta-feira (21), o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece uma oficina ministrada pelo fotógrafo e artista visual Tom Lisboa. O encontro busca ampliar a experiência proposta na instalação “Monumente-se” com a articulação de diálogos, produção de texto e fotografia. É necessário fazer inscrição no site do museu para participar.

No sábado (23), das 10h às 13h, acontece a oficina “Enraíze: Corpo e Memória entre An’danças”. A atividade de vivência em dança é orientada pelo artista Leonardo Kuntaem e tem como inspiração a exposição “África: Diálogos com o Contemporâneo”. Os interessados precisam solicitar inscrição pelo site do MON.

Programação completa

A programação completa da 17º edição da Primavera dos Museus na Região Sul do Brasil pode ser conferida aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima