Grupo Vozes de Angola começa turnê de despedida nesta quinta no Guairinha

Show Twapandula reúne refugiados que fizeram de Curitiba a sua casa depois da guerra civil

Os curitibanos se acostumaram ao longo do tempo a ver um grupo de meninos e meninas vindos de Angola soltando a voz. Eles chegaram crianças, todos cegos – tinham perdido a visão durante a guerra civil angolana que consumiu milhares de vidas desde os anos 1970. Cresceram em Curitiba e aqui refizeram suas vidas – depois de perder os olhos para doenças infecciosas ou explosões, ganharam voz e visibilidade.

Agora, o Vozes de Angola começa uma nova fase. Com um show nesta quinta-feira no Guairinha, o coral inicia sua turnê de despedida. O show se chama Twapandula – palavra de origem da língua Umbundo, falada em Angola pela maioria da população e quer dizer “obrigado, ou nós agradecemos”. O repertório que mistura cantigas folclóricas em línguas africanas, música popular brasileira, canções em inglês, espanhol, hebraico, gospel e composições autorais, cantadas à capela ou com o acompanhamento de teclado, violão e percussão.

Desde a fundação, no Instituto Paranaense dos Cegos em 2001, o grupo literalmente cresceu. Na época o conjunto era denominado Pequenos Cantores de Angola e sua estreia nos palcos foi em grande estilo, no Teatro Guaíra.

Em 2015, depois de uma forte campanha, conseguiram o visto permanente. Hoje, jovens adultos, alguns já concluíram curso superior e especializações em diversas áreas.

Esse show, que tem o apoio do Instituto Edésio Passos, marca o início de uma série de eventos que serão realizados como despedida do grupo e será uma celebração, uma forma de agradecer a cidade de Curitiba pela acolhida, oportunidades, solidariedade, afeto e todo aprendizado acadêmico, cultural e moral recebidos pelo grupo. Em 22 anos, foram muitos eventos, festivais, entrevistas e apresentações e os integrantes também compartilham com o público sua história de vida e motivam aos presentes com seu talento e exemplo de superação.

No elenco de Twapandula estão os artistas: Dany Cesaro, preparadora vocal; Eduardo Júnior, percussionista; Jacob Cachinga, cantor e tecladista; Renato Becker Fachini Elias, músico violão; Patricia Fuks, professora maestrina; e os cantores Delfina Amarílis Américo; Fernando Camuaso; Isabela D’ Leonn; Rui Kelson; Victorino Enhama Mbala; Waldimeire Pereira da Silva. Produção de Mariane Antunes.
Premiações e gravações:

Os cantores são bicampeões no Concurso Hebraica, em São Paulo, sendo premiados com os 3º e 1º lugares. Gravaram seu primeiro CD em 2004, intitulado Esperança. Participação em eventos com a participação do ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, da atual ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do atual presidente Lula.

Serviço:
TWAPANDULA – VOZES DE ANGOLA
Data: 21/09/2023 – quinta-feira
Horário: 20h
Local: Guairinha – Rua XV de Novembro, s/n – Centro | Curitiba – PR
Ingressos: R$ 60,00 / R$ 30,00 (meia entrada) https://www.ticketfacil.com.br/eventos/cctg-twapandula.aspx

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima