Plural estreia podcast sobre livros. Estreia fala de Vianninha e Emily Brontë - Jornal Plural
24 maio 2021 - 11h23

Plural estreia podcast sobre livros. Estreia fala de Vianninha e Emily Brontë

“O que ler agora?” vai falar sobre lançamentos de editoras independentes do país. Ouça estreia

O jornal Plural estreia nesta segunda-feira (24) o podcast “O que ler agora?”, distribuído em todas as principais plataformas de streaming para Android e iOS. O tema do programa de estreia é a obra de Oduvaldo Vianna Filho, o Vianninha, que está sendo lançada pela editora Temporal em nove volumes.

Um dos principais autores de teatro do país, Vianninha não teve a mesma atenção do mercado editorial que outros nomes de nossa dramaturgia, como Nelson Rodrigues e Ariano Suassuna. Suas peças, que causaram furor nos anos 60 e 70, estavam esgotadas ou nem mesmo chegaram a ser publicadas.

Companheiro de Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal, entre outros, na revolução que colocou o trabalhador brasileiro no centro do palco, nos anos 50, Vianninha participou de vários movimentos importantes da cultura nacional durante sua carreira: esteve no Teatro de Arena, no CPC da UNE e participou do Grupo Opinião.

A partir de 1964, com o golpe militar, teve várias de suas peças censuradas. A professora Maria Sílvia Betti, da USP, conta no podcast como eram feitas as leituras dramáticas das peças proibidas: para evitar a censura, os atores tinham na pasta um outro texto, que passavam a ler caso algum desconhecido suspeito aparecesse no recinto.

Morto com apenas 38 anos, Vianninha deixou peças premiadas que descrevem a vida no Brasil e na América Latina. A Temporal agora publica nove desses textos.

O podcast, apresentado por Rogerio Galindo, tem apoio de cinco editoras independentes de várias partes do país: Aleph, Antofágica, Oficina Raquel, Rua do Sabão e Temporal compõem o time inicial de parceiras do Plural no projeto.

O primeiro episódio também entrevista a tradutora Stephanie Fernandes, autora da mais nova versão de “O Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Brontë. Na semana que vem, o tema do episódio será o romance “A Liberdade Total”, do argentino Pablo Katchadjian.

Veja o link do episódio em algumas plataformas:

Deezer

Spotify

Podcast Addict

Podchaser

Spreaker

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias