Comitiva do Instituto Federal do Paraná (IFPR) participa, até 26 de setembro, de uma missão institucional à China. A agenda inclui atividades em Pequim, Alaer e Chengdu, para o fortalecimento da cooperação acadêmica, especialmente na área de medicina tradicional chinesa.
A viagem é um dos primeiros resultados do acordo de cooperação firmado pelo IFPR, em junho deste ano, com o Instituto de Ciência e Cultura Brasil–China (IBCC) e a Academia Chinesa de Ciências Médicas Tradicionais (CACMS). A parceria prevê ações formativas no Brasil e intercâmbios de estudantes e servidores.
Em Pequim, a comitiva reuniu-se com representantes da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Heilongjiang. Durante o encontro, o grupo conheceu iniciativas desenvolvidas pela instituição, incluindo trabalhos relacionados às pesquisas de Tu Youyou, vencedora do Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2015. A reunião resultou na assinatura de um memorando de intenções voltado à futura celebração de um acordo de cooperação técnica.
Segundo o reitor do IFPR, Adriano Pereira, o documento abre caminho para novas oportunidades de mobilidade acadêmica e formação profissional. “O memorando prevê a realização de intercâmbios de servidores e estudantes e a implantação de cursos na área de acupuntura pelo Instituto Federal do Paraná, que já oferta cursos na área de massoterapia”, afirma.
Os planos para a criação dos cursos ocorrem no contexto da regulamentação do exercício profissional da acupuntura no país, estabelecida pela Lei nº 15.345, de 12 de janeiro de 2026. Conforme relata o reitor, o IFPR pretende começar a formação na área com uma especialização. “Primeiramente, queremos ofertar uma especialização em acupuntura e, futuramente, também um curso de graduação”, explica.
A programação em Pequim também incluiu uma visita técnica ao Instituto de Teoria Fundamental da Medicina Tradicional Chinesa, vinculado à CACMS. Entre as propostas discutidas estão o desenvolvimento de um sistema terminológico bilíngue, em chinês e português, e a criação de um laboratório de pesquisa em dor crônica e práticas integrativas e complementares.
Outra possibilidade discutida durante a missão é a oferta de cursos de mandarim voltados a falantes de português. A agenda também envolve projetos desenvolvidos em parceria com o IBCC, entre eles a tradução de manuais de acupuntura e medicina tradicional chinesa para o português, com a participação de professores e pesquisadores do IFPR.
A cooperação poderá abranger ainda estudos de caráter científico e cultural sobre possíveis relações entre os conhecimentos dos povos originários e elementos da cultura oriental. Uma das frentes mencionadas envolve o Caminho do Peabiru.
“Estamos buscando parcerias para que o Instituto Federal do Paraná também faça parte dessa ação, que tem caráter científico e cultural e busca resgatar o caminho dos povos originários, o Caminho do Peabiru”, afirma o reitor.
Na etapa de Alaer, os representantes do IFPR participam de um seminário internacional no principal hospital da cidade. A programação prevê uma apresentação do instituto e reuniões com pesquisadores e gestores sobre possíveis cooperações nas áreas de apneia do sono, pesquisa científica e formação de recursos humanos.
A missão termina em Chengdu, onde a comitiva participará do 11º Concurso de Inovação e Empreendedorismo para Chineses Ultramarinos — Haike Cup. O evento contará com a apresentação de um projeto de cooperação entre China e Brasil, conduzida pelo professor Yu Tao, além de reuniões institucionais, visitas técnicas e atividades culturais.
Integram a comitiva o reitor do IFPR, professor Adriano Willian da Silva Viana Pereira; o diretor de Relações Internacionais, professor Daniel Bussolaro; e o professor Jaime Amador Soares, do Campus Curitiba. A missão é parcialmente financiada por uma das instituições chinesas anfitriãs.