Peça “Morro Brasil” celebra 100 anos da Semana de Arte Moderna 

Grupo Obragem entra em cartaz no Teatro Novelas Curitibanas com espetáculo vencedor do Prêmio Funarte de Dramaturgia; os ingressos são gratuitos

[playht_listen_button inline=”yes” tag=”p”]

Espetáculo “Morro Brasil”, um dos vencedores do Prêmio Funarte de Dramaturgia/2021 – 200 Anos de Artes no Brasil, estreia temporada com ingressos gratuitos nesta quinta-feira (16), no Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge. A peça, escrita e dirigida por Olga Nenevê para o Grupo Obragem, é uma ficção baseada na história da Semana de Arte Moderna. A obra celebra os 100 anos dessa manifestação, que foi uma das mais importantes para a cultura brasileira.

Artistas

Para interpretar algumas personalidades singulares do movimento modernista (em especial mulheres como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Pagu), a produção escalou Ana Rosa Tezza, Fabiana Ferreira, Guenia Lemos e Regina Bastos. A presença masculina no elenco é Eduardo Giacomini, no papel de Oswald de Andrade, e ainda existe uma personagem original no enredo. O espetáculo também apresenta música ao vivo com Tiago Constante, que assina a direção musical, e iluminação do consagrado Beto Bruel.

Direção

Nenevê conta que dirigir esse time de artistas foi um desafio, o que era de se esperar considerando que são alguns dos nomes mais respeitados no teatro do Paraná atualmente. “Eles possuem uma energia de trabalho contínuo na criação e a capacidade de tratar a emoção com uma habilidade absurda, foi preciso coragem e determinação para investir numa direção que é engajada no “corpo”, diz ela ao explicar que tudo “foi uma experiência incrível”.

“Morro Brasil”

Outro desafio foi a temática. Para a diretora e dramaturga, a efervescência dos anos 20 foi algo que mudou a forma de pensar a Arte e a brasilidade, que influencia movimentos e artistas ainda hoje, e – principalmente – que desperta questões como o lugar da mulher na sociedade.

Para Eduardo Giacomini, que além de ator está à frente do Grupo Obragem junto com Nenevê, as questões que “Morro Brasil” leva ao palco são necessárias e atuais, pois a arte está em constante luta para proteger o pensamento livre. “Nos últimos anos vivemos sob um governo fascista, com apoiadores amedrontados por palavras como ‘liberdade’, ‘criação’ e ‘pensamento’. Essas pessoas se tornaram violentas e atacaram os artistas e os intelectuais”, ele fala ao afirmar que o momento atual no Brasil é de esperança.

Nenevê também concorda que, apesar do passeio histórico, a peça realmente discute a atualidade, e complementa: “O processo dessa montagem nos aproximou ainda mais das riquezas do nosso país e das suas dores.”  

Oficina gratuita

A produção também oferece a oficina “As camadas de vibração do corpo em movimento”, sobre as referências e o processo de criação do espetáculo. Os encontros serão nos dias 2 e 3 de março, das 14h às 18h. A participação é gratuita e deve ser feita pelo e-mail: [email protected]

Espetáculo “Morro Brasil”

De 16 de fevereiro a 19 de março, de quinta a domingo, às 20h, no Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco). Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes da sessão. Peça indicada para maiores de 16 anos. Outras informações, aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima