“Ópera Pop Afrofuturista” tem rap e estética urbana

O espetáculo faz curta temporada em Curitiba, com três apresentações no Guairinha

O passado e o futuro se encontram em cena na “Ópera Pop Afrofuturista”, espetáculo que  leva ao palco toques de rap, cultura negra e estética urbana, em curta temporada na cidade de Curitiba. Serão três apresentações com ingressos gratuitos, nos dias 29 e 30 de setembro (sexta-feira e sábado, às 20h) e 1º de outubro (domingo, às 19h), no Guairinha. As sessões têm ingressos gratuitos.

Afrofuturismo

Conceito em alta na cultura pop, o afrofuturismo imagina outros futuros possíveis para populações negras, mesclando culturas africanas com ficção científica. Já presente da literatura ao cinema (com destaque para o sucesso dos filmes do “Pantera Negra”), o afrofuturismo chega à ópera no espetáculo que entra em cartaz no Guairinha. 

A montagem é inspirada em “Ópera Pop Negra”, espetáculo de 2005, também criado pelo diretor, produtor e ator Isidoro Diniz. Mas, a nova obra ganhou conceitos contemporâneos, além de discutir a diáspora africana com a imigração forçada e a contribuição na formação de uma identidade nacional, a ópera de agora dialoga com outros elementos atuais.

“Ópera Pop Afrofuturista”

A “Ópera Pop Afrofuturista” traz o erudito e o popular lado a lado, passa por instrumentos afro-brasileiros e piano, canto lírico e rap, sons do interior e das periferias, e até pelo folclore brasileiro. Em cena, estão a soprano Milena Tupi, o contratenor Lucas Neri, as cantoras e atrizes Geyisa Costa e Kátia Drumond, o pianista Ricardo Verocai e o percussionista Filipe Castro. A presença de corpos negros em áreas como política, filosofia, engenharia e ciência, por vezes ignorada, aqui é celebrada em músicas. A trilha inclui composições que vão de George Gershwin a Carlinhos Brown.

O projeto conta com direção musical do maestro e pianista Ricardo Verocai, com direção cênica de Isidoro Diniz e assistência de direção e roteiro de Kátia Drumond, e foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Governo do Estado do Paraná, com apoio da Copel.

Serviço

Espetáculo “Ópera Pop Afrofuturista”. Sexta-feira e sábado (29 e 30 de setembro), às 20h, e domingo (1º de outubro), às 19h, no Teatro Guairinha (R. XV de Novembro, 971 – Centro). Outras informações aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima