Mostra na Cinemateca exibe filmes sobre protagonismo lésbico nas artes 

“Este quarto é pequeno demais para mim – mostra de juventudes lésbicas em curtas-metragens” tem sessões gratuitas seguidas por bate-papos com profissionais

De sexta a domingo (2 a 4 de junho), a Cinemateca de Curitiba recebe o evento “Este quarto é pequeno demais para mim – mostra de juventudes lésbicas em curtas-metragens”. A programação apresenta três programas de filmes que colocam em primeiro plano o protagonismo lésbico no cinema e nas artes. As sessões são gratuitas e, após as exibições, o público pode participar de bate-papos com convidadas como a psicóloga Ligia Maria Durski, a produtora de cinema Gio Knaut, e a fotógrafa Pretícia Jerônimo.

Curadoria

A curadora da mostra foi Camila Macedo e a produção do evento é de Débora Zanatta, com realização da Fundação Cultural de Curitiba e apoio da Casa Quatro Ventos. A iniciativa surgiu como desdobramento da experiência da equipe na realização, curadoria e pesquisa de cinema. 

Macedo também pesquisa especialmente as lesbianidades juvenis em filmes de amadurecimento. “Desejávamos compartilhar os filmes selecionados e gerar oportunidade para a discussão coletiva das vivências que atravessam e compõem as existências lésbicas, em sua pluralidade”, fala a curadora. 

O que assistir

Entre as obras escolhidas, estão filmes internacionais, a maioria em exibição pela primeira vez em Curitiba e também produções de jovens cineastas brasileiras do cenário independente. Os destaques são as obras de Sadie Benning, nome importante por seu trabalho queer e experimental nos anos 90; e o média-metragem “Thus a noise speaks”, de Kaori Oda, cineasta que tem ganhado visibilidade no circuito ao participar de festivais renomados. Entre outros, Oda já participou do International Film Festival Rotterdam (Festival Internacional de Cinema de Roterdão), do Dok Leipzig (Festival Internacional de Documentário e Animação de Leipzig, na Alemanha), e do Beijing International Film Festival (Festival Internacional de Cinema de Pequim, na China).

Confira a lista completa dos filmes em exibição: 

Sessão Diários do “eu” neste pequeno quarto

Dia 2 de junho, às 19 horas.

  • “If every girl had a diary” (Direção de Sadie Benning, 8’, Estados Unidos, 1990)
  • “Living inside” (Direção de Sadie Benning, 5’, Estados Unidos, 1989)
  • “Lessons in baby dyke theory” (Direção de Theo Cuthand, 3’30, Canadá, 1995)
  • “Working baby dyke theory” (Direção de Theo Cuthand, 5’, Canadá, 1997)
  • “Rebu – a egolombra de uma sapatão quase arrependida” (Direção de Mayara Santana, 22’, Pernambuco-Brasil, 2020)

Sessão Cartas para vocês, fora do quarto

Dia 3 de junho, às 19 horas. 

  • “Thus a noise speaks” (Direção de Kaori Oda, 38’, Japão, 2010)
  • “À beira do planeta mainha soprou a gente” (Direção de Bruna Castro e Bruna Barros, 13’, Bahia-Brasil, 2020)

Sessão Nas ruas, multidões de nós

Dia 4 de junho, às 19 horas.

  • “Minha história é outra” (Direção de Mariana Campos, 22’, Rio de Janeiro-Brasil, 2019)
  • “Quebramar” (Direção de Cris Lyra, 27’, São Paulo-Brasil, 2019)
  • “Perifericu” (Direção de Nay Mendl, Vita Pereira, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda, 20’, São Paulo-Brasil, 2019)

Serviço

“Este quarto é pequeno demais para mim – mostra de juventudes lésbicas em curtas-metragens”De sexta-feira a domingo (2 a 4 de junho), às 19 horas, na Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco). Ingressos gratuitos. Outras informações na página do evento no Instagram.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima