Marcio R. Garcia lança “Oré Ure” na Bienal de Quadrinhos
Com o terceiro volume da série “Brasilidades”, o autor traz um olhar de respeito à luta dos povos originários

O autor e ilustrador Marcio R. Garcia lança seu novo livro, “Oré Ure”, na 7ª edição da Bienal dos Quadrinhos de Curitiba. O livro é o terceiro do selo “Brasilidades”, publicado pela Editora InVerso, que resgata histórias, lendas e memórias pessoais e coletivas da manifestação cultural de diferentes povos que habitam o Brasil.
Assim como nos quadrinhos anteriores “Sublime”, de 2021, e “Coragem”, de 2022, “Oré Uré” (algo como “Nós sem vocês”, na variação tupi-guarani) é inspirado nas origens familiares do autor que já foi indicado aos prêmios HQMix, Jabuti e Ângelo Agostini. Apesar de saber pouco sobre parte da história de sua família, ele decidiu trabalhar a temática com um olhar de respeito aos povos originários e à luta que enfrentam pela sobrevivência e espaço territorial. Os ancestrais de Garcia pertenciam aos atuais povos Kaingang, Xokleng, Xetá e Guarani.
“Oré Ure”
No livro, o autor que também é pedagogo e especialista em literatura, mostra a luta de duas mulheres, mãe e filha. Não se sabe de qual tribo elas são, uma escolha proposital para não cometer equívocos ou reproduzir preconceitos.
“Oré Ure” é uma expressão de empatia e preservação da espécie, da memória, da cultura e, principalmente, do mundo; enquanto “Sublime” foi uma conexão entre ancestralidade e as relações familiares para falar do luto, e “Coragem” era uma espécie de carta para o otimismo.
Lançamento de “Oré Ure” e sessão de autógrafos com Marcio R. Garcia
Na 7ª Bienal de Quadrinhos de Curitiba, de 7 a 10 de setembro, sempre das 11h às 20h, no Museu Municipal de Arte – MuMa (Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão). Todas as atividades são gratuitas. Outras informações no site bienaldequadrinhos.com.br e no perfil @bienaldequadrinhos no Instagram. A programação completa pode ser conferida aqui.
Participe do grupo de WhatsApp do Plural. Clique aqui.