“Mais laços, menos embaraços” abre espaço para cultura congolesa 

Projeto com a Aliança Francesa de Curitiba envolve gastronomia, literatura e música; em 2023, ele vai tratar de países africanos que falam o francês

“Mais laços, menos embaraços”, um projeto que dá espaço à gastronomia, à literatura e à música dos imigrantes que vivem em Curitiba, realiza um evento nesta quinta-feira (11) para destacar a cultura congolesa – tanto da República Democrática do Congo quanto da República do Congo. A entrada é gratuita.

O evento começa às 20h, no Café Babette, ao lado da Aliança Francesa de Curitiba, na Alameda Prudente de Morais. Primeiro, a chef Gloire Nkialulendo fala sobre a gastronomia congolesa. Em seguida, às 20h30, o cantor Wugala Flama apresenta canções dançantes que misturam influências congolesas com outras internacionais.  Às 21 horas, a noite termina com uma leitura de poemas feita pelas estudantes Lucrèche Esther Ngouala Milandou e Annie Ishimwe. 

Mais laços, menos embaraços

“Mais laços, menos embaraços” é resultado de uma parceria entre a Associação Ler.com e os projetos PBMIH (Português Brasileiro para Migração Humanitária) e Literatura de Refúgio, ambos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Em 2023, “Mais laços, menos embaraços” se junta à Aliança Francesa de Curitiba para realizar vários encontros com propostas diferentes que vão do preparo de pratos típicos até o contato com a música e a literatura de países africanos onde se fala o francês. 

Cultura congolesa

O músico congolês Wugala Flama compõe e interpreta canções que usam ritmos da rumba congolesa, do hip-hop, do ndombolo (um tipo de dança que surgiu no Congo) e do reggaeton. Um de seus trabalhos mais conhecidos é a dançante “Melanine song”.

Vídeo de “Melanine Song”, de Wugala Flama.

Além de ser proprietária do restaurante Merci Afrik, de comida congolesa, a chef Gloire Nkialulendo é mestra em Direitos Humanos pela UFPR e criou a associação Bomoko, que reúne imigrantes africanos em Curitiba. 

Lucrèche Esther Ngouala Milandou e Annie Ishimwe estudam Português como Língua Estrangeira na UFPR.

Serviço

“Mais laços, menos embaraços”: República Democrática do Congo e República do Congo. Nesta quinta-feira (11), às 20h. Café Babette (Alameda Prudente de Moraes, 1.101 – ao lado da Aliança Francesa). A entrada é gratuita.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima