Jardim Literário tem lançamentos e arrecadação de brinquedos

Quem for ao evento pode fazer uma boa ação para os pacientes do Hospital Pequeno Príncipe e também levar para casa duas obras infantojuvenis encantadoras e divertidas

Nesta sexta-feira (15), acontece mais um Jardim Literário, no Hospital Pequeno Príncipe, com o lançamento dos livros infantojuvenis: “O Que isso Vai Virar?”, de Evandro Marenda e, “O Elefante, A Aranha”, de Itaercio Rocha com Gustavo Caboco na concepção visual. A programação tem sessões de autógrafos com os autores, distribuição gratuita das obras, pockets shows de Itaercio Rocha, Mandala Folk e a performance teatral de Pipocas de Histórias.

Doe um brinquedo

A entrada é gratuita. Mas, nesta quarta edição, o evento tem um convite especial ao público: retribuir as boas ações de incentivo à leitura da iniciativa com uma outra boa ação. Para atender ao pedido, basta doar brinquedos novos para alegrar o Natal das crianças pacientes do Hospital Pequeno Príncipe. As doações serão arrecadadas diretamente no Jardim Literário.

Aqui em casa, os livros fizeram sucesso

“O Que Isso Vai Virar?”

“O Que Isso Vai Virar?” é grande, em formato e não no número de páginas, e já traz na capa pistas de que rende momentos divertidos para os pequenos. As ilustrações também são assinadas pelo autor, Evandro Marenda. E, para ser sincera, o livro me fez ‘cair do cavalo’ (mas cair em pé e com um sorriso no rosto). Deixa eu explicar, é que na correria do dia a dia, a gente pode facilmente julgar erroneamente uma ideia muito legal. 

Peguei o exemplar nesse formato grandão, que impressiona pelo tamanho, com desenhos bem coloridos e pensei: hum, isso é para crianças menores (meu filho tem oito anos de idade). Em seguida, levei o pinote. O menino mal colocou os olhos no livro e já saiu agarrado com ele pela casa. 

A proposta ajuda nisso, o livro é para também ser escrito pelos leitores com boas sacadas do autor: tem desenhos esperando para serem feitos, espaços para escrever, fichas para incluir seus gostos, e até adesivos para as próprias crianças escolherem o título completo da obra (o nosso virou “O que raios isso vai virar”). Bom, para resumir a história, o moleque gostou tanto que não teve outro jeito, perdemos a hora de dormir. Só se rendeu depois de ler e completar de cabo a rabo as páginas. 

Produzido por meio da Lei Rouanet, o livro tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe e conta com patrocínio das empresas Kuhn, EQI Investimentos, Metisa, Grupo Pegoraro, Serdia, Gemü. Para outras informações você pode clicar aqui.

“O Elefante/A Aranha”

Escrito por Itaercio Rocha, com Gustavo Caboco na concepção visual e ilustrações de Felipe Lui e Livia Deboni, “O Elefante/A Aranha” prendeu os olhinhos por aqui pela criatividade das capas. Meu filho segurou com os dedinhos pelas laterais e passou a rodar o exemplar perguntando alto: “Por que cada uma das capas parece de outro livro?” Antes de eu pensar em abrir a boca, ele mesmo já tinha respondido: “São dois num só!”

O primeiro escolhido para leitura foi o com a história chamada “O Elefante”, mas poderia ter sido a outra, dá para começar pela capa que quiser. Os desenhos botaram o menino no bolso, encheram os olhos dele, e a história não ficou para trás. 

Os textos são curtinhos e permitiram ler de um fôlego só, com direito a me contar sobre outros personagens que encantaram ao longo das páginas, como a menina e o macaco. Pintou a curiosidade e perguntei por que ele decidiu começar pelo elefante. “Ai mãe, porque você tem fobia de aranha!” (Sim, é a mais pura verdade.) No fim, ela ficou para o dia seguinte, ainda não sobrou tempo por aqui. 

“O Elefante/ A Aranha” é a transposição do álbum musical “Encanto de Brincar” (2012), do grupo Mundaréu. O álbum nasceu do encontro entre Itaercio Rocha, pacientes do internamento do Hospital Pequeno Príncipe e suas famílias que, coletivamente, criaram as letras das canções, cinco delas também viraram clipes animados. As ações integram o projeto Contos Encantos de Brincar, produzido com recursos da Lei Rouanet, e têm como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe. O patrocínio é das empresas Aldo Solar, Sideral Linhas Aéreas, Deal, Artely, Fagundez Distribuição, Crios e Boulos. Outras informações aqui

4º Jardim Literário

Lançamento de livros com distribuição gratuita (por ordem de chegada conforme o estoque disponível), sessão de autógrafos, pockets shows de Pipocas de Histórias, Itaercio Rocha e Mandala Folk. Junto ao evento, haverá arrecadação de brinquedos novos para os pacientes do Pequeno Príncipe. 

Nesta sexta-feira, 15 de dezembro, das 16h às 20h, no Jardim dos Sonhos, em frente à fachada histórica do Hospital Pequeno Príncipe (entrada pela Av. Silva Jardim, 1677.) Evento gratuito e aberto à comunidade. 

Ao longo das três edições anteriores, o Jardim Literário lançou oito publicações de autores locais e distribuiu mais de 2.300 exemplares, sempre gratuitamente.

Colaborou Leonardo de Melo Ogassawara.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima