Dom La Nena faz show e participa de cine-concerto em Curitiba

A musicista, que dá ao violoncelo um toque pop e multicultural, vem à cidade em iniciativa da Aliança Francesa com parceria da prefeitura

Os curitibanos têm duas chances para ouvir a compositora, cantora e violoncelista franco-brasileira Dom La Nena nesta semana. A primeira é um show solo, nesta quarta-feira (18), na Capela Santa Maria. A segunda é um cine-concerto, com músicas ao vivo interpretadas pela artista durante a projeção de curtas-metragens da cineasta Germaine Dulac, nesta quinta-feira (19), no Cine Passeio.

A violoncelista – que ganhou os holofotes da imprensa internacional com composições envolventes, ora melancólicas, ora joviais marcadas por um pop multicultural – chega agora ao Brasil em turnê organizada pela Aliança Francesa, com apoio de Air France, Embaixada da França e Institut Français. As duas apresentações desta semana são uma iniciativa da instituição, dedicada à difusão da língua francesa e da cultura francófona, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).

Oportunidade para o público

O diretor da Aliança Francesa de Curitiba, Benjamin Teulieres, considera a chegada da turnê de La Nena um evento importante para o circuito cultural da cidade. “Com essa parceria, buscamos proporcionar ao público curitibano a oportunidade de explorar o universo artístico desta talentosa musicista, inspirado em suas raízes brasileiras e nas suas várias viagens e experiências vividas na França”, diz ele. 

Teulieres também explica que o show, na Capela Santa Maria, será uma noite perfeita para descobrir o mundo da artista, com canções de seu mais novo álbum apresentadas em um lugar cheio de magia. Sobre o cine-concerto, ainda segundo o diretor, a conexão entre as obras da cineasta e da musicista proporcionará à plateia “uma experiência única”.

Dom La Nena

“No Tenga Miedo”, de Dom La Nena (NPR Live Sessions at Home)

A compositora, violoncelista e cantora Dominique Pinto, conhecida como Dom La Nena, nasceu no Brasil e começou a estudar música aos cinco anos. No início da adolescência, aos 13 anos de idade, foi estudar violoncelo clássico em Buenos Aires (AR), depois seguiu para Paris (FR). No currículo, ela traz colaborações com artistas como Jane Birkin, Jeanne Moreau, Julieta Venegas e Marcelo Camelo. 

O talento de La Nena também ganhou a imprensa internacional com notícias em veículos como Wall Street Journal, New Yorker, BBC, NPR e Guardian, entre outros. Nas página da revistas New Yorker, por exemplo, o trabalho dela foi descrito assim: “Dom is like a very deft magician, and every song sounds sacred.” (“Dom é como um mágico muito hábil, e cada música soa sagrada”, em tradução livre.)

Show solo de Dom La Nena 

A apresentação explora as raízes multiculturais da artista, com músicas compostas em português, espanhol e francês, em uma noite envolvente. 

Quarta-feira (18), às 20h, na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro). Ingressos à venda a partir de R$ 5 (meia-entrada), pelo site Compre no Zet. Outras informações aqui.

Cine-concerto Germaine Dulac, com a violoncelista Dom La Nena 

Exibição dos curtas da cineasta Germaine Dulac, acompanhada por músicas interpretadas ao vivo pela artista Dom La Nena.

Entrada gratuita. Distribuição individual de ingressos 1h antes da sessão na bilheteria do Cine Passeio. Outras informações aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima