Documentário “Upa, neguinho!” tem exibição no Teatro da Caixa

O longa-metragem de Douglas Carvalho está na programação da Semana da Consciência Negra, a sessão é nesta terça-feira (21)

A programação da semana da Consciência Negra na Caixa Cultural de Curitiba exibe nesta terça-feira (21) o documentário “Upa, neguinho!”. O longa-metragem mostra uma visão para além da folclórica sobre os quilombos ao falar da trajetória de Kunta Leonardo da Cruz, um jovem artista, professor e pesquisador em dança. Com direção de Douglas Carvalho, o filme ganhou a menção honrosa do júri da Associação de Cinema e Vídeo Paraná (Avec-PR) na edição de 2023 do Olhar de Cinema Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Em seguida da sessão, acontece um debate com a presença do diretor, da produtora do filme Bella Souza e do bailarino protagonista da obra. ​

Documentário “Upa, neguinho!”

O documentário encontra o bailarino Kunta Leonardo da Cruz entre sua origem na Comunidade Quilombola Paiol de Telha, em Reserva do Iguaçú – que foi a primeira a ter o território titulado no estado do Paraná – e a ida à Curitiba para se dedicar à dança, passando pelo estudo e integrando corpos de baile exigentes do balé clássico. 

Misturando o registro da história e do cotidiano da comunidade à performance do artista, o diretor Carvalho retrata diferentes paisagens e procedimentos que levam à a força dos gestos e da tradição nas criações do dançarino.

Leonardo Kunta

Artista da dança e filho da Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha, Kunta pesquisa danças da diáspora negra do Brasil. É graduado em Dança pela Unespar/FAP, possui DRT de Dança Clássica e Contemporânea pelo Sated-PR e formação em BMC (Califórnia/EUA). 

Ele atua como intérprete, coreógrafo, diretor, preparador corporal e em cursos de formação de professores. Tem obra exposta no acervo permanente do Museu Paranaense (Mupa), e foi professor convidado da Escola de Arte dramática da USP, além de artista convidado da Mostra Solar 2023 na Casa Hoffmann. Atualmente, é diretor de movimento e coreógrafo do Grupo Baquetá de teatro afro-referenciado de Curitiba, que trabalha com música, teatro, dança, contação de histórias.

“​Upa, neguinho!”

(Brasil | 2021 | 53’), direção de Douglas Carvalho

Exibição nesta terça-feira (21) às 19h, no Teatro da Caixa Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro). Ingressos gratuitos com retirada na bilheteria a partir de 1h antes da sessão. Classificação livre. Lotação máxima de 125 lugares, dois reservados para cadeirantes. Outras informações no site www.caixaculturalcuritiba.gov.br.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima