Clube da Colagem de Curitiba apresenta exposição Coisas Coladas sobre Coisas

A mostra entra em cartaz com obras individuais e coletivas que reúnem gravuras, video, performance e esculturas

Abre na nesta quarta-feira (4), na Galeria Ponto de Fuga, a exposição Coisas Coladas sobre Coisas, do Clube da Colagem de Curitiba. Com trabalhos em diversas técnicas, o coletivo traz para a mostra obras da trajetória individual e coletiva de cada artista, com temáticas potentes que percorrem os oito anos do grupo. 

O acervo tem uma seleção de 30 obras de colagens de papel sobre papel, gravuras, objetos escultóricos, assemblagens de plástico, impressão sobre tecido, videocolagens, fotomontagens, definindo novos caminhos a serem trilhados pelo coletivo, através de um olhar crítico sobre o potencial de uma linguagem modernista ressignificada nos formatos e mídias da contemporaneidade. 

Clube da Colagem

Formado em 2016, o Clube atualmente conta com três nomes já conhecidos na cena artística brasileira: Amorim, Bomju Coelho e Mário de Alencar. Agora, a nova exposição une técnicas chamadas pelo coletivo de colagem expandida, isso é, saem do tradicional papel sobre papel e vão para outras formas de colar.

“Trazemos um conceito de colagem que é novo e extremamente pertinente para a discussão da Arte Contemporânea”, explica Mário de Alencar. “A técnica não consiste apenas da sobreposição de matéria ou da justaposição de imagens; buscamos entender a colagem também como um tecido que permeia o espaço entre as mais diversas linguagens artísticas, se aglutinando à pintura, literatura, desenho, gravura, videoarte ou instalação”, diz Alencar. 

Para a artista Bomju Coelho, a exposição é uma forma de mostrar novos trabalhos e resignificar antigos projetos. “Essa exposição é mais uma mistura de retrospectiva, ressignificação e reapresentação do Clube da Colagem”, fala a artista. 

Apesar da produção coletiva, Amorim explica que os trabalhos de cada um dos três artistas na exposição funcionam também juntos, apresentando conceitos comuns aos criadores. “A maior parte das obras é individual, mas, a essa altura, existe muito material comum do qual a gente retira o substrato pra nossas criações”, diz ele. 

Exposição Coisas Coladas sobre Coisas

Mostra do Clube da Colagem de Curitiba, de 4 de outubro até 4 de novembro, das 18h às 24h, na Galeria Ponto de Fuga (Rua Saldanha Marinho, 1220 – Centro). A visitação é gratuita. Outras informações aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima