Artindep realiza evento com músicos da periferia no Teatro Paiol

Mostra de música terá dois dias e seis apresentações gratuitas com artistas e convidadas, todos com músicas autorais

No sábado (22) e no domingo (23), o Teatro Paiol recebe o projeto de mostra de músicas autorais e periféricas Artindep. O evento parte da música autoral e independente para atuar como um agente de transformação, com foco na descoberta e no desenvolvimento de artistas com pouco ou nenhum acesso a recursos para produção de trabalhos autorais.

A mostra, que teve início em 2014, foi idealizada pelo produtor e músico Henrique Mhao, morto de maneira inesperada durante a pré-produção da mostra de 2023. A edição deste ano, que homenageia Mhao, tem o objetivo de gravar e divulgar canções de forma democrática, social e acessível, contemplando novos artistas com canções autorais e apresentada para um público de 440 pessoas, no Paiol. 

A iniciativa traz um novo formato, com um olhar ainda mais social dentro do contexto do artista, e pondera cenário de vulnerabilidade atual em conjunto com  a dificuldade do mercado de trabalho na música.

Artindep

A nova edição consolida uma parceria entre Henrique Mhao e Eduardo Roosevelt (Edu Roze), músico, produtor, compositor e fundador da Associação Nariz Solidário, grupos de palhaços que atua com arte dentro de hospitais e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), na região de Curitiba.

Ao todo, serão seis apresentações com artistas e convidados nos dois dias de Artindep. Evento terá as presenças de Edu Roze, Alex Muller, Servos MCs, Álvaro Ramos, Joel Mozart e Danni Distler, todos com expressividade nas comunidades onde atuam. Cada artista levará consigo mais uma convidada para participar da mostra. A proposta é gerar oportunidades para a produção musical oriunda da periferia. 

As artistas convidadas por eles são: Bella Charneski, Daya Mesquita, Erica Silva, Gizelly Souza, Mari Costa e Thays Juliane. As convidadas contam com uma equipe de músicos profissionais composta por Eric Oliveira (bateria), Macarrão do Pandeiro (percussionista), Matheus Masioli (teclado), Samuel Trone (contrabaixo) e Zé Moreira (guitarra).

Faixas

A produção das faixas captadas no evento será distribuída gratuitamente em plataformas de streaming, com o apoio do produtor musical Wandley Bala.

O projeto  da mostra de músicas autorais e periféricas Artindep prevê também a realização de duas oficinas musicais gratuitas para 50 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em escolas de Curitiba e Região Metropolitana.  Além disso, estão previstas duas intervenções musicais gratuitas realizadas pelos músicos do projeto, dentro do ambiente hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS), em Curitiba. 

Serviço

Mostra Artindep de música. Sábado (22) e domingo (23), das 18h30 às 22h. Teatro do Paiol (R. Cel. Zacarias, 51 – Prado Velho). A entrada é gratuita, mas é preciso antes se inscrever on-line, aqui. A classificação é livre.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima