Ainda dá tempo para concorrer ao Troféu Gralha Azul

As inscrições para a 40ª edição do prêmio teatral encerram neste domingo (5 de novembro); confira como participar

As inscrições para o 40º do Troféu Gralha Azul seguem abertas até este domingo (5). A premiação anual reconhece os melhores trabalhos de companhias, artistas e técnicos do teatro paranaense. Neste ano, além da estatueta, os ganhadores receberão prêmios em dinheiro de R$ 3 mil a R$ 6 mil e a cerimônia para revelar os vencedores acontece no mês de dezembro.

Categorias do Troféu Gralha Azul

Esta edição do prêmio contempla 17 categorias: espetáculo; espetáculo para criança; espetáculo online; direção; direção espetáculo para crianças; atriz; ator; atriz coadjuvante; ator coadjuvante; atriz espetáculo para crianças; ator espetáculo para crianças; iluminação; sonoplastia e composição musical; figurino; cenário; maquiagem e caracterização; e dramaturgia teatral.

A novidade foi a inclusão do segmento espetáculo online, para produções virtuais apresentadas 1° de março de 2020 a 31 de dezembro de 2022, que levou em conta a impossibilidade do contato com o público durante a pandemia. A categoria abrange leituras dramáticas, transposições dramatúrgicas para o formato online, criações teatrais para formato online, ou similares, com duração de exibição mínima de três minutos e máxima de uma hora (sem contar o tempo destinado a título, créditos, e cartelas iniciais ou finais com ficha técnica. Não se enquadram exibições simples de registro em vídeo de montagens teatrais pré-existentes, bem como clipoemas, curtas, médias e longas metragens com linguagem prioritariamente audiovisual ou cinematográfica, conforme o edital divulgado pelo Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG). 

Exigências 

Para as outras modalidades, espetáculos e espetáculos para crianças, os concorrentes devem atender aos seguintes critérios: 

  • Estreia das apresentações em janeiro de 2022 até novembro de 2023 (se o espetáculo saiu de cartaz antes da publicação, 24 de abril, é necessário ter realizado duas apresentações, para avaliação da obra).
  • Mínimo e 12 apresentações, consecutivas ou não.
  • As companhias de fora de Curitiba precisam ter feito, ao menos, duas apresentações na capital do Paraná.

Inscrições 

Para inscrever espetáculos na seleção, é preciso constar no cadastro de agentes culturais da Secretaria de Estado da Cultura. Outras informações podem ser lidas no site do CCTG, as inscrições podem ser feitas aqui.

Comissão julgadora

Conforme publicado no Diário Oficial do Paraná, em 19 de abril de 2023, os jurados do Troféu Gralha Azul – 40ª Edição são: Semyramis Hedyzyanne Monastier, FábioHenrique Nunes Medeiros, Íris Pereira Gonçalves, Karen Helena Turbay Braga e Róger Borges Araujo. Esses cinco foram os únicos inscritos para participarem do júri e, em 28 de abril, as candidaturas foram homologadas.

Veja o edital completo do Troféu Gralha Azul.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima