4 opções bacanas para aproveitar o feriado em Curitiba

Confira passeios na cidade para fazer sozinho, com os amigos ou a família nesta quarta-feira (15 de novembro)

Tem feriado chegando, só que é bem no meio da semana. Neste ano, o feriado da Proclamação da República, dia 15 de novembro, cai numa quarta-feira, o que torna bem difícil emendar a folga. Mas nem tudo está perdido. Dá para bater perna pela cidade e aproveitar muita coisa. Veja uma lista com opções de passeios para quem vai estar sozinho em Curitiba, ou quer uma ideia para curtir com os amigos ou com a família. 

1. Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer (MON) funciona no feriado e nem precisa pagar pelo ingresso.

Os visitantes poderão ver diversas exposições em cartaz, como: “O Feminino na Obra de Victor Brecheret”; “Mario Rubinski – O Espaço Imantado”; “Sou Patrono”; “Perpétuo Movimento”, de Norma Grinberg; “África: Diálogos com o Contemporâneo”; “Serguei Eisenstein e o Mundo”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Colonialismo”; “Sonoridades de Bispo do Rosário”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Poty, Entre Dois Mundos”; “Pátio das Esculturas”, “Espaço Niemeyer” e “MON Sem Paredes”.

O horário de visitação é das 10h às 18h, com acesso permitido até as 17h30. (Os ingressos do MON nas quartas-feiras são sempre gratuitos para todos os públicos.)

2. Cinema no feriado

O Cine Passeio também vai funcionar normalmente durante o feriado, com sessões das 10h30 até às 20h. Na programação de quarta-feira, a nossa dica é assistir aos filmes exibidos no Festival Varilux de Cinema Francês, ou aproveitar para conferir os títulos nacionais em cartaz: “Mussum, o films”; e “Tia Virgínia”, estrelado por Vera Holtz. 

Confira todos os filmes e sessões no Cine Passeio aqui. Os ingressos podem ser comprados no site Ingresso.com ou diretamente na bilheteria do cinema.

Leia também: Festival Varilux de Cinema Francês 2023 entra em cartaz

3. Espaços culturais e museus

Além do MON, dá para montar um combo para um passeio mais longo, ou escolher um destino específico entre os outros espaços culturais que estarão abertos ao público.

  • O Museu da Fotografia de Curitiba (Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533, Centro) funciona das 12h às 18h neste feriado. A entrada é gratuita.
  • O Museu da Gravura da Cidade de Curitiba (também no Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533, Centro), abre das 12h às 18h. Ingresso gratuito.
  • O Memorial Paranista (Av. Mateus Leme, 4700 – São Lourenço) abre das 10h às 18h, com entrada gratuita.
  • O Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco) funciona das 9h às 15h, e também não cobra pela entrada.
  • O Museu Municipal de Arte – MuMA (Portão Cultural, Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão) abre das 10h às 19h. A entrada é gratuita. 

4. Linha Turismo no feriado

Outra boa pedida é a linha especial que circula com ônibus de dois andares pelos principais pontos turísticos da cidade (parques, museus, teatros, mirantes, espaços culturais, centro histórico, bairro gastronômico, e memoriais). 

O preço da tarifa de embarque é R$ 50. Para percorrer a rota, o passageiro adquire um cartão-turismo individual, que pode ser comprado diretamente nos ônibus, em qualquer ponto de embarque ou em uma das lojas do Jardim Botânico e do Shopping Estação. O cartão dá direito a embarques ilimitados na linha, em um período de 24 horas, após a 1ª utilização.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima