Existe idade ideal para ter a primeira vez? + 9 verdades!

Quer saber qual a melhor idade para ter a primeira vez? Entre e confira 9 verdades que você precisa saber sobre essa experiência!

9 verdades sobre a primeira vez que você precisa saber!

Infelizmente, a educação sexual continua sendo considerada um tabu na sociedade brasileira. Isso acaba resultando no compartilhamento de desinformação, uma vez que várias pessoas encontram respostas por conta própria em fontes não confiáveis. 

Na adolescência, a descoberta da sexualidade pode vir acarretada de vergonha, pressão social e curiosidade. É nesse momento que a dúvida sobre qual a melhor idade para ter a primeira vez surge, principalmente quando todos os “colegas” já estão iniciando suas vidas sexuais. 

Entretanto, tenha em mente que cada um tem o seu tempo. Portanto, pensando em te ajudar, hoje responderemos essa pergunta e também apresentaremos algumas verdades que você precisa saber antes de ter sua primeira relação. Vamos lá? Continue lendo! 

1. O nervosismo é natural 

O nervosismo é o sentimento predominante quando falamos sobre qualquer área desconhecida. Não saber o que esperar nos causa ansiedade, atrapalhando diretamente a experiência, visto que a tensão pode dificultar a penetração. 

Porém, além de saber qual a melhor idade para ter a primeira vez, é importante também saber que se sentir nervosa é normal e acontece com todas as mulheres. Por isso, o primeiro passo para aliviar os nervos é estar com alguém de confiança e criar um clima agradável para ambos! 

2. A primeira vez é diferente dos filmes

As obras cinematográficas são usadas frequentemente como referência para a primeira vez de muitos homens e mulheres, sejam elas pornográficas ou hollywoodianas. 

O problema é que elas não representam a realidade, o que acaba frustrando as duas partes do jogo, ao serem filmes que romantizam a vida sexual. 

Dito isso, saiba que sua primeira relação não será perfeita, mas ela pode ser boa se você respeitar os seus desejos e as reações do seu corpo. 

3. Conheça bem o seu próprio corpo 

Uma dica valiosa para quem está nervosa para a primeira vez é: conheça bem o seu próprio corpo. Dizemos isso, pois a ansiedade afeta a lubrificação e contrai os músculos da sua vagina. Mas, o que isso quer dizer? Significa que se houver penetração, existem chances de doer e se machucar. 

A boa notícia é que tem como prevenir que isso aconteça. Quando sabemos o que nos dá prazer, fica mais fácil de se sentir relaxada. Logo, explore todas as suas zonas erógenas, investigue o que você gosta e quais são os seus limites. 

Para isso, os produtos eróticos podem ser ótimos aliados nessa jornada de autoconhecimento. Pesquisando mais sobre o assunto, encontramos a Amor de Luxo, uma sex shop online que trabalha com vibradores bullet, perfeitos para quem está iniciando agora a vida sexual. 

Lá, eles tem uma variedade de modelos, porém caso se sinta perdida, aproveite e confira o blog post completo falando sobre como usar e escolher o melhor vibrador bullet para você. Gostou? Eles entregam para todo Brasil e todas as embalagens são discretas, o que significa que não tem identificação! 

4. Não se esqueça do preservativo 

Quando pesquisamos sobre qual a melhor idade para ter a primeira vez, somos bombardeados com informações sobre a faixa etária, no entanto, mais importante que saber isso, é entender que em qualquer relação sexual, o preservativo é indispensável! 

A camisinha é um dos melhores métodos contraceptivos, pois além de prevenir uma gravidez indesejada, também auxilia na proteção contra infecções sexualmente transmissíveis, conhecidas como ISTs. Portanto, o uso dela deve ser inegociável! 

5. Algumas mulheres não sangram na primeira vez 

Por muito tempo, o sangue era usado como uma forma de confirmar se o hímen rompeu ou não. Todavia, o corpo de cada mulher é único, ou seja, nem todas sangram na primeira vez. 

Dito isso, não fique encanada caso não aconteça, pois a membrana de todas são diferentes, então, enquanto de uma pode ser elástica, de outras são mais finas.  

6. Use lubrificante para facilitar a penetração

Até mesmo para quem está confortável, a penetração pode assustar no primeiro contato e doer um pouquinho. Nessa missão, os lubrificantes íntimos podem ser a solução perfeita. Eles auxiliam para ter um deslize confortável e previne que você sinta dor na sua primeira relação sexual!

7. Faça somente se sentir confortável com a sua companhia

Segundo um estudo realizado pela BMJ Sexual & Reproductive Health, 40% das mulheres e 26,5% dos homens disseram que a primeira vez aconteceu na “hora errada”, o que causou certo arrependimento. 

As pressões sociais podem ser grandes, mas só você sabe qual o melhor momento e se está se sentindo confortável ou não com essa decisão. Diante disso, escolha alguém que te respeite e traga leveza para essa experiência a dois. 

8. Não existe idade certa para a primeira vez (porém, depende)

Afinal, qual a melhor idade para ter a primeira vez? Depende. De acordo com a pesquisa feita pelo Observatório Nacional da Família em 2020, a média no Brasil para iniciar a vida sexual varia de 12 e 13 anos para homens e mulheres, respectivamente.  

Isso é preocupante, uma vez que é uma faixa etária onde o corpo ainda não terminou de se formar e a maioria não tem acesso à educação sexual. Isto é, não existe uma idade certa, porém é fundamental refletir sobre a responsabilidade que essa experiência pode trazer. 

Você não precisa ter pressa, afinal, esse não é um compromisso que tem hora marcada. Seja aos 18 anos ou aos 30, o melhor momento é quando se sentir preparada e confortável para tal experiência! 

8. Não esqueça de visitar um ginecologista antes e depois

Ninguém melhor para te dar orientações sobre métodos contraceptivos e esclarecer dúvidas sobre o assunto do que um profissional da área, certo? Sendo assim, busque um ginecologista antes da sua primeira vez e após também para realizar os exames de rotina!

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo sobre qual a melhor idade para ter a primeira vez e até a próxima! 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima