Plural estreia parceria com Agência Escola UFPR para falar sobre ciência

Coluna vai trazer relatos de pesquisas feitas dentro da universidade

O Plural estreia nesta quarta-feira (19) uma coluna dedicada a difundir a pesquisa científica realizada pela Universidade Federal do Paraná. O conteúdo será produzido pelos alunos e profissionais da Agência Escola UFPR e publicado trimestralmente com relatos de trabalhos de todas as áreas. Na estreia, uma reportagem sobre o impacto ambiental causado por grandes obras no Litoral e a pesquisa sobre qual o melhor método para medir o quanto a Natureza é afetada.

A Agência Escola é um órgão ligado à Universidade que reúne professores, profissionais celetistas, alunos de graduação e de pós-graduação. Além de alunos de Comunicação (Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas), a agência conta também com pessoal de design e música. A principal missão do grupo,que hoje tem mais de 20 pessoas, é gerar conexão entre a ciência produzida nos campi universitários e a sociedade.

A agência produz material para veículos da própria universidade, como a TV UFPR, o site oficial e as redes sociais, e também para meios de comunicação externos. Uma das parcerias, por exemplo, é com a Aerp, associação que reúne rádios de todo o interior do Paraná. Os conteúdos variam de vídeos curtos para TikTok até visitas de cientistas da UFPR a escolas para responder dúvidas da comunidade sobre suas especialidades.

No caso da parceria com o Plural, que gerou a coluna “Inspire Ciência UFPR”, a ideia é fazer relatos detalhados de alguma pesquisa relevante produzida nos bancos escolares. Os trabalhos selecionados poderão vir dos mais diversos setores – desde a Física teórica até as Ciências Sociais, passando por áreas como Saúde, Letras, Sociais Aplicadas e outras.

Para o jornalista Rogerio Galindo, coordenador de conteúdo do Plural, a parceria com a UFPR é um ganho importante para o jornalismo e para a sociedade. “Somos fãs da universidade e é importante mostrar quanta coisa relevante se produz na academia. Até porque vivemos um momento de crise política em que a educação e a ciência vêm sendo contestados de maneira violenta. Se a população souber melhor o que se passa na UFPR, vai saber defender melhor a ideia de uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, afirma.

Segundo a professora Regiane Ribeiro, diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design e Coordenadora da Agencia Escola UFPR, “a parceria com o Jornal Plural é pra nós da Agência Escola UFPR um passo importantíssimo na nossa missão de criar e fortalecer as relações entre a sociedade e a ciência, rompendo barreiras entre a produção de conhecimento realizado na nossa universidade e o cidadão comum”.

“Em tempos tão difíceis como esse que estamos vivendo, no qual precisamos a todo momento reforçar e justificar a importância da ciência e das universidades públicas, contar com uma parceria como essa é mais uma possibilidade de fortalecer a cidadania e a democracia. Uma sociedade para ser independente precisa de indivíduos independentes, e este processo se dá, em certa medida, na capacidade de entender como a ciência funciona e como ela está diretamente inserida no seu cotidiano”, afirma ela.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima