A 22ª edição da Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, discute a importância dessas instituições culturais como impulsionadoras do saber. Em Curitiba, acontecem várias atividades gratuitas até segunda-feira (20) em espaços como o Museu Paranaense (MUPA), o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), o Museu do Expedicionário (MEXP), a Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA), e também o Museu Oscar Niemeyer (MON). Confira abaixo tudo o que dá para aproveitar até o fim do evento nos museus da cidade.
Programação da Semana Nacional dos Museus
Museu Paranaense (MUPA)
Lenora de Barros: Exposição + Mesa de conversa
Entrada gratuita.
Na quinta, 16 de maio, às 19h, o museu abre a exposição “Lenora de Barros: Fogo no Olho”, com curadoria da pesquisadora Pollyana Quintella. Em cartaz até 09 de julho, na sala Lange de Morretes, será exibido na mostra um pequeno conjunto de obras em fotografia e vídeo da artista, que exploram a dimensão polifônica da palavra “língua” – a um só tempo, órgão, músculo, idioma, linguagem, sistema abstrato de signos inter-relacionados. Além disso, haverá outras obras que traçam diálogos entre ver e dizer, palavra e imagem.
Na abertura, artista e curadora se reúnem em uma mesa de conversa para refletir sobre os mais de 40 anos de trajetória artística de Lenora e as principais questões de sua produção, que transita pelos mais diversos formatos, dialoga com interesses de múltiplos campos, como as artes visuais, a poesia e as artes performáticas, e desafia as estruturas convencionais da linguagem, buscando expandir nossos modos de escrever o mundo e nós mesmos.
Exibição + Bate-papo: documentário “Leoas: o legado feminino no Maracatu Leão Coroado”
Entrada gratuita.
No sábado, 18 de maio, às 14h, o museu exibe o documentário “Leoas: o legado feminino no Maracatu Leão Coroado”. A partir de vivências de mulheres de diferentes gerações no Maracatu Nação Leão Coroado, grupo com 160 anos de tradição que até poucos anos atrás era liderado e protagonizado por homens, o filme debate a ancestralidade, religião, cultura e o protagonismo de mulheres negras.
Seguindo a exibição do filme, das 14h30 às 15h, Karen Aguiar, diretora do documentário e integrante do Maracatu Leão Coroado, abre o espaço para conversa. O bate-papo visa refletir algumas temáticas como a importância das mulheres na manutenção de culturas populares, com enfoque na trajetória de mulheres dentro da Nação de Maracatu Leão Coroado.
Oficina de Maracatu
Participação gratuita com inscrição antecipada.
Logo após o bate-papo, no sábado (18), das 15h às 18h, Karen Aguiar dará a oficina de baque virado na linguagem do Maracatu Leão Coroado. Serão passados os ritmos e vozes de cada instrumento no nível básico com o objetivo de construir as bases do baque, tanto para participantes que já tocam maracatu ou tem noção musical, como a iniciantes, com pouca ou nenhuma prática.
Para participar, é necessário trazer os próprios instrumentos: tambor/bombo/alfaia, caixa, agogô/gonguê e/ou ganzá. Interessados poderão se inscrever via formulário, disponível aqui.
Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR)
Música na Varanda
Entrada gratuita.
Até 17 de maio, das 12h às 12h40, a varanda do Palácio da Liberdade, casarão ocupado pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná, ganha vida com apresentações ao vivo de música. Em parceria com o curso de Música da Unespar, alunos e professores tocarão diferentes repertórios a cada dia, que ecoam para os transeuntes da Rua Barão do Rio Branco, 395.
Preservação e tecnologia com sensores
Entrada gratuita.
Na terça, 14 de maio, das 15h às 16h, o museu recebe a palestra “Utilização de sensores MEMS em aplicações geodésicas e levantamentos 3D para fins de preservação de patrimônio histórico”, com o professor Luís Augusto Koenig Veiga, professor do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura e professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Exibição de curta
Entrada gratuita.
Na quarta, 15 de maio, das 15h às 16h, o museu exibe o curta-documentário “Sobre arte sob vigilância”, que aborda a visão de oito vigilantes do Museu de Arte de Santa Catarina sobre arte, patrimônio e educação, entrevistados durante a exposição “A força da matéria” do artista Joan Miró. Ao final, a diretora do filme, Fernanda do Canto, promove uma roda de conversa sobre educação museal.
Papo musical
Entrada gratuita.
Na quinta, 16 de maio, das 17h30 às 18h30, o museu recebe a professora Marilia Giller para a palestra “Maneiras de ver o jazz em acervos do Paraná – Desafios históricos e musicais”, que abordará o as coleções do gênero tanto aspectos históricos quanto musicais.
Raridades
Entrada gratuita
Na sexta, 17 de maio, das 16h às 17h, o museu exibe os curtas “Neve de 1974” e “Inauguração do MIS-PR”, filmagens de Curitiba que estão no acervo do museu, digitalizados em parceria com a Cinemateca de Curitiba.
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Laboratório de investigação – MON Primeiros Passos
Participação gratuita com inscrição antecipada.
Na segunda, 20 de maio, às 10h, esse laboratório vai reunir pessoas interessadas em aprofundar pesquisas, práticas e experiências possíveis no desenvolvimento de ações focadas no público infantil de 1 a 2 anos. Inscrições aqui.
Laboratório de investigação – Acesse para Perceber
Participação gratuita com inscrição antecipada.
Na segunda, 20 de maio, às 14h30, esse laboratório reunirá pessoas interessadas em aprofundar pesquisas, práticas e experiências possíveis no desenvolvimento de ações focadas no público espontâneo. Inscrições aqui.
Museu do Expedicionário (MEXP)
Ação educativa
Participação gratuita.
Voltada para o público infantil, no sábado, 18 de maio, das 14h às 16h, o museu media uma visitação e atividade que segue a temática do espaço: a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Entre o acervo exposto estão os uniformes e materiais bélicos utilizados pelos combatentes, além de documentos, fotos, filmes, mapas e ilustrações. Participação gratuita. Limite de 30 vagas por ordem de chegada.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Discípulos de Andersen
Entrada gratuita.
Na quarta, 22 de maio, das 14h às 15h30, o museu recebe Rosemeire Odahara, pesquisadora curadora da exposição “Apresentando os Gêneros da Pintura Pelas Obras de Alunos de Alfredo Andersen” para uma conversa aberta ao público sobre o conteúdo por meio das obras de alguns dos discípulos do pai da pintura paranaense.
Leia também: Palhaços de Curitiba apresentam programação para ajudar vítimas da enchente no RS
Endereços e telefones dos museus
Museu Paranaense
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba – PR
(41) 3304-3300
Museu Oscar Niemeyer
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Museu da Imagem e do Som
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba – PR
(41) 3232-9113
Museu do Expedicionário
Rua Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba – PR
(41) 3362-8231
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba – PR
(41) 3222-8262.
Cada um dos museus pode ser consultado para outras informações.