Erro no piso tátil? Não é bem assim

Piso tátil que acaba em parede não está errado e é previsto nas normas técnicas de acessibilidade

A redação do Plural recebeu de inúmeros leitores a mesma foto que mostra uma calçada recém-inaugurada com piso tátil no Cajuru. A imagem mostra o trecho de piso tátil que acaba no muro. Apesar de estranha essa instalação não está errada. É um uso previsto para sinalização de guia rebaixada e área de travessia de pedrestes.

O uso de piso tátil é regulamentado no Brasil pela norma NBR 16537:2016, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A norma prevê o uso dessa configuração, com o piso tátil em T, no caso de guia rebaixada. O piso tátil começa no muro, atravessa a calçada e termina uma segunda faixa tátil perpendicular que marca a aproximação do fim da calçada e início da via.

NBR 16537:2016

Ela é usada quando não há na calçada piso tátil em toda sua extensão. O trecho que começa no muro ou parede interrompe a textura normal da calçada e alerta para a presença da guia rebaixada para pessoas de baixa visão ou cegas.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima