O dia em que papai grudou na geladeira

O conto a seguir, de Natasha Tinet, ficou em terceiro lugar no Festival Jacaré, promovido pelo Plural. O festival pretende devolver as fake news para seu verdadeiro lugar: a ficção. Leia o texto na íntegra: 05/12/2020 Hoje começam minhas férias. […]

O conto a seguir, de Natasha Tinet, ficou em terceiro lugar no Festival Jacaré, promovido pelo Plural. O festival pretende devolver as fake news para seu verdadeiro lugar: a ficção. Leia o texto na íntegra:


05/12/2020

Hoje começam minhas férias. Ano que vem eu volto pra escola GRAÇAS A DEUS. Muito chato aula online, dá vontade de dormir e não tem recreio. E eu não aguento mais ficar o tempo todo em casa. É só briga. A Valentina disse que os pais dela se separaram porque o pai dela gosta do presidente e a mãe não gosta e usa máscara até pra andar no prédio. Eu falei pra ela que meus pais não gostam do presidente juntos e ficam brigando mesmo assim. Papai e mamãe não acreditam em nada do governo. Eu não posso nem falar o nome do presidente aqui em casa. Meus pais inventam uns nomes bem bobos pra falar no lugar. Antes eu achava engraçado, agora não acho mais. É que antes eu era muito pequena e gostava de bobice, gostava de falar errado, falar amigue, menine. Agora eu tenho meio que vergonha deles. 

7/12/2020

Eu tava aqui pensando umas coisas. Meus pais passam o dia falando mal do presidente, que ele é inútil e burro, mas eu acho assim, que se ele fosse burro ele não chegava a ser presidente, né? É que aqui em casa meus pais assistem jornal e no jornal só falam mal do presidente, que a covid  mata trocentas mil pessoas por dia. Mas os meus colegas dizem que é no zap que chega a noticia de verdade. Falei isso pra papai e ele disse no zap só tem fake news que o governo inventa. Que eu preciso estar sempre atenta e me informar bem em vez de seguir o gado. Não entendi direito, mas acho que ele quer dizer que a gente não deve ser igual a todo mundo. Todo mundo da minha turma tem um celular bom, menos eu, que tenho celular velho com a câmera frontal quebrada. Todo mundo faz vídeo no TikTok agora, menos eu. Falei isso pra mamãe e ela disse que eu não preciso ser igual a todo mundo. Que ódio.

14/12/2020

Hoje teve briga aqui em casa porque papai não faz nada. Não lava uma louça, não limpa o chão, não cozinha e nem põe o lixo pra fora. Mamãe chamou ele de tudo quanto foi nome. Imprestável, folgado, largado e uma que eu ouvi pela primeira vez: esquerdomacho. Ele fica o tempo todo no computador enquanto a gente tem que fazer tudo as coisas de casa. Tudo que ele precisa ou ele pede pra entregar na portaria ou é mamãe que tem que sair pra comprar. E nós duas temos que limpar tudo do mercado com álcool. Ninguém da escola faz isso, mas a gente não é todo mundo.  Mesmo depois do governo falar que já podia voltar pro trabalho, ele não voltou e foi despedido. O trabalho dele agora é ser youtuber, mas eu não falo pra ninguém do canal dele. Falei só pra Valentina, que é minha melhor amiga, mas me arrependi de ter falado. É triste o que vou dizer, mas é verdade: papai é doido. Ele não diz lé com cré, fica só gritando, dizendo que o presidente quer que a gente morra, que todo mundo é GADO GADO GADO. Uma chatice. Falei pra Valentina que não lembrava o nome do canal. É que tenho vergonha. Mamãe não é tanto assim, meu vô disse que foi papai que botou essas besteiras paranoicas na cabeça dela. Pelo menos ela trabalha de verdade, tipo minha profe que dá aula pelo computador, só que mamãe dá aula de yoga.

16/12/20

Estou louca de tristeza hoje. Meus pais disseram que ano que vem eu não volto pra escola. Que só depois que todo mundo tomar vacina. Mas ninguém que eu conheço vai tomar, todo mundo sabe que a vacina é perigosa, mas eles acham que sem vacina a gente vai morrer!!! Que em vários países as pessoas estão sendo obrigadas a tomar e que devia ser assim no Brasil também. Mas o presidente não quer comprar vacina que vem da china porque a china é comunista e comunista é coisa ruim que eu tô ligada. Mas meu pai acha que não é ruim não, porque ele tá até organizando protesto pedindo vacina. Engraçado que pra isso ele sai de casa. Que ódio. Tomara que chova. Se ano que vem eu não for pra escola eu vou perder o ano e vou ficar burra e repetente que nem o Marcos André. Preciso fazer alguma coisa. NÃO AGUENTO MAIS FICAR EM CASA.

17/12/20

Fiz uma videochamada pra tia Luci pra dizer que papai e mamãe não vão me deixar voltar pra escola. Que só depois que eu tomar vacina e todo mundo também.  E eu não quero tomar vacina de jeito nenhum, nem que fosse de gotinha. Eu chorei, chorei de ficar bem feia feiosa e ranhenta. Tia Luci ficou toda desesperada, porque não conseguia me ver direito e nem me entender, culpa desse celular ruim. Agora tá uma confusão só. Tia Luci, Tio Alcir e meus avós estão brigando por áudio com meus pais. Uma gritaria, vovô chamando meu pai de terrorista e cospirassio cospiracionista, uma coisa assim. Acho que esse ano nem vamos pra festa de natal, ano passado foi só briga por causa do presidente e nem tinha covid ainda. Acho que por isso não chamam mais a gente pras festas, porque mamãe e papai são uns chatos e o resto da família é de boas, fazem piada com tudo e todo mundo e meus pais não gostam de piada. Dá pra acreditar??? Por qualquer coisinha eles fecham a cara. Acho que não devia ter ligado pra tia Luci, porque agora não vai ter natal pra gente e eu gosto de decoração de natal, de presente e de comer peru com salpicão da vovó. 

24/12/20

FINALMENTE! Mamãe me deu um celular bom de presente, um novinho. Acho que ela só me deu porque eu tô ainda muito triste com essa coisa de não ir pra escola, sendo que todo mundo vai voltar, menos eu, porque eu não sou todo mundo blablablabla. Pelo menos agora eu posso fazer meus vídeos no TikTok. Foi uma noite legal, eu que escolhi a pizza e o filme e ninguém brigou apesar de papai estar com cara de c* porque amanhã eu e mamãe vamos almoçar na casa dos meus avós. 

25/12/20

Acabei de voltar do almoço de natal. Ainda tinha muita comida que sobrou da ceia e tio Alcir até fez churrasco. Ganhei um monte de coisa. Tia Luci me deu um planner com capa de glitter, adesivos e canetas coloridas porque eu gosto de escrever. Também ganhei chocolates e um pijama de gatinho (vovó sempre dá pijama pra todo mundo) e um slime da tia Mari e do tio Alcir (eu nem brinco mais com slime, mas agradeci). Tia Luci pediu meu número pra colocar no grupo de zap da família. Eu nem sabia que tinha. Mamãe disse que ok eu participar do grupo, desde que eu não comente com meu pai. O Enzo falou que fizeram outro grupo sem papai porque ele ficava compartilhando fake news o tempo todo e o grupo não era praquilo. A Duda disse que só me colocaram nesse novo porque tá todo mundo com pena de mim. Eu não gostei quando ela disse isso, não quero que tenham pena de mim, queria que tivessem pena dos meus pais. Eu tenho. Tenho mais pena do que vergonha. Porque eles são adultos e tem medo de tudo, tanto medo que acreditam que a vacina é segura e que o mundo é perigoso e que o presidente quer que eles morram. Ainda bem que papai não veio, porque todo mundo tava conversando sobre a covid. Ele ia estragar o almoço porque o certo é sempre ele. Mesmo todo mundo sabendo do perigo que é esse negócio de vacina, ele e mamãe acham que é a única coisa que pode salvar a gente da doença. Mas não é verdade, né? Minha tia Luci ficou doente e tomou a cloroquina do kit de remédio que o governo mandou tomar e ficou boa. Tio Alcir e tia Mari também. Vô Arnaldo foi até internado, mas se recuperou rápido. Disse que no hospital todo mundo melhorava só com remédio, que não era como diziam na televisão. Que ele só  ficou assim muito doente porque tá velho e fumou muito na vida. Ele falou que as pessoas que morriam lá era tudo por causa de outras coisas.  E assim, parando pra pensar, a gente não conhece ninguém que tenha morrido de covid. Mas de estouro de pneu tem um monte de gente que morre, o primo do porteiro do prédio da Valentina, o primo caminhoneiro da tia Mari, o primo de muita gente morreu assim. É perigoso ser borracheiro no Brasil. As pessoas vão encher pneu, o pneu estoura na cara da pessoa, daí ela morre disso e na televisão diz que ela morreu de covid só pra botar a culpa no presidente. Deve ser muito difícil ser presidente, tudo que ele faz o povo vê problema, nem um rolezinho de moto ele pode dar.  Mamãe fala muito mal do presidente, muito muito. Mas quando tá com o resto da família e sem o papai, ela fica quietinha, não diz nada. Eu vi que tia Luci e vovó chamaram ela pra conversar, tomara que tenham convencido ela de me deixar ir pra escola. Agora vou editar uns vídeos que eu, Enzo e Duda fizemos pra eu postar no TikTok. 

28/12/2020

Fiz um tiktok dançando moto turbo, que é uma música  que todo mundo tá dançando. Daí mandei pra Eduarda ver (ela não tem TikTok) mandei pelo zap mesmo. Mas daí ela mostrou pra mãe dela que contou pra tia Luci, que contou pra vovó e hoje no grupo eles falaram comigo que  TikTok não é legal, que é coisa dos chineses pra espiar a gente toda vez que a gente liga a câmera, porque eles querem que todo mundo vire comunista, mas assim, nunca vi ninguém falando de comunismo lá.  Vovô também disse que não é pra dançar essas músicas da Pabllo, porque essa coisa de homem vestido de mulher não é coisa de gente direita e que ele recebeu pelo zap a notícia de que os comunistas queriam dar um programa infantil pra ela e até colocar a cara dela na nota de 50 reais. Mas ué? Qual é o problema disso??? Mas enfim, né? Prometi que vou sair do TikTok. Mas não vou. Se eu não falar pra ninguém, não tem como eles saberem, só se um espião chinês contar :p

01/01/2021

Meus desejos pra 2021:

Voltar pra escola e fazer novos amigos

Meus pais não tomarem a vacina

Ter muitos seguidores no TikTok

Papai deixar de doidice e voltar pro trabalho dele

Ter um Lulu da Pomerânia que é o cachorro mais fofo que existe <3

03/01/21

Tia Luci me deu esse planner tão bonito, mas eu não tenho nada legal pra escrever, não acontece nada de bom. Fico vendo todo mundo curtindo férias, saindo, viajando, indo pra festa, pro shopping e eu aqui em casa. QUE ÓDIO.

11/01/21

MEU DEUS! 

Papai viralizou! Tão fazendo meme dele, já tem vídeo no TikTok do pessoal dublando ele. Tem até um funk com a voz dele e aquela música ameno dorime, do meme com os ratinhos. Tão chamando  papai de SURTADÃO DA VACINA e de PROFETA DO APOCALIPSE!!! Acho que não tem como saberem que ele é meu pai. Por favor Deus, não deixa ninguém saber que ele é meu pai, não deixa. 

13/01/20

Papai tá dando um monte de entrevistas. Ele bateu 1 MILHÃO de inscritos. Chamaram ele pra ser tipo um embaixador da vacina. Ele será uma das primeiras pessoas vacinadas no Brasil. No grupo da família não se fala em outra coisa. Vovô disse que a vacina chinesa tem um chip dentro, muito muito pequeno, que entra no corpo da pessoa e faz com que ela seja controlada pelos comunistas  via wifi. Aí todo mundo que tomar a vacina vira comunista 😮 Tio Alcir compartilhou um vídeo que diz que a vacina também é magnética, que pessoas infiltradas nos laboratórios chineses estão divulgando vídeos pra proteger a humanidade. Meu pai viralizou porque fez um vídeo dizendo que é mentira tudo isso que tão compartilhando pelo zap. Tia Luci falou algo que me deixou triste: disse que meu pai tá colocando a vida das pessoas em risco só pra ganhar seguidores. Eu acho ele despirocado da cabeça, mas daí a ser uma pessoa ruim, acho que não. Ele realmente acredita na vacina e eu tenho medo do que pode acontecer com ele. 

17/01/2021

Hoje vacinaram a primeira pessoa no Brasil. 

Postei meu vídeo dançando o Surtadão da vacina. Tá no top do TikTok, todo mundo dançando.

18/01/21

Vi mamãe chorando pela primeira vez na vida. Antes só tinha visto ela chorar por causa de filme triste e era umas lagriminhas só, mas hoje ela chorou como se tivesse com muita dor.  A gente tava na fila da padaria quando papai apareceu na televisão. Todo mundo que tava lá começou a reclamar e falar mal do papai. Chamaram ele de alarmista, de comunista, de terrorista.  Coisas parecidas com o que a tia Luci disse, só que pior. Um senhor falou que gente como meu pai devia morrer. Aí mamãe deu um soluço bem alto e começou a chorar muuuuito. Eu nem sabia o que fazer, fiquei assustada e chorei um pouquinho também. Mas uma moça foi muito simpática, deu água pra mamãe e acompanhou a gente até o estacionamento. Entramos no carro e ela não falou mais nada. Ela passou o resto do dia esquisita e agora se trancou no quarto. Vou fazer um sanduíche pra mim, pelo visto não vai ter janta hoje. Ainda bem que eu não larguei do pacote de pão. Será que vão achar que a gente roubou?

22/01/21

Assisti um vídeo do meu pai porque tá mais fácil ver ele assim em vídeo do que pessoalmente. E assim, não achei ruim. Acho muito esquisito isso de ter um chip que vai entrar no corpo da gente por uma agulha. Não tem sentido mesmo. Mas daí fui ler os comentários e as pessoas comentando que ele é pago pra falar bem da vacina. Que falar que algo é comprovado cientificamente não quer dizer nada porque a ciência foi comprada por bilionários. Pelo que esse povo fala era pra gente tá  rico tipo a Anitta. Mas aí tudo ia mudar pra melhor, porque não tava assim bom, tava assim meio ruim, mas agora parece que piorou.

23/01/21

Hoje papai tomou a vacina. Ele queria que a gente fosse junto pra aparecer como família, mas mamãe não quis ir e nem deixou que eu fosse. Ainda bem. Mas tô achando que eles vão acabar se separando que nem os pais da Valentina. Eu ouvi mamãe conversando falando com a Tia Luci que não aguenta mais ele.

24/01/21

Perguntei pra papai se eu podia testar com uma moeda se ele tava magnético. Ele riu e disse que moeda nem gruda em imã, que isso era mentira. Só que o braço dele puxou a moeda. Juro! Colou na hora. Ele disse que não era possível e que a moeda colou porque tava muito calor e ele tava suado. Eu comentei com a mamãe, mas ela não acreditou. Ela acredita na ciência e a ciência diz que isso é impossível. Que era mais provável que meu pai tivesse grudento, porque ele é um porco, não toma banho nem nesse calor que tá fazendo. Comentei no grupo da família e tio Alcir disse que os chineses estão sempre a frente na tecnologia, que eles fazem coisas que a gente nem imagina. E que em outros países tá acontecendo umas esquisitices com quem já tomou a vacina. De gente que não consegue largar uma colher até gente que DO NADA começou a falar chinês. Que tem coisa até pior acontecendo, mas que a televisão esconde a verdade. Tia Luci mandou a gente mudar de assunto e depois compartilhou o vídeo de um gatinho dormindo com pintinhos. Não entendi nada. Mas vou deixar de usar o TikTok agora que sei que do que os chineses são capaz.

26/01/21

Hoje papai grudou na geladeira. Acordamos com ele gritando, chamando a gente, mas também fazendo uns barulhos estranhos. Fiquei assustada, mas mesmo quando mamãe mandou ele parar de graça e deixar a gente dormir ele não mudou de cara. Ele não tava brincando. Mamãe tentou puxar ele pelo braço e quase caiu no chão porque ela é muito magrinha. Papai tava com a bochecha colada na porta, meio que abraçado, sei lá, foi uma confusão. Os vizinhos também acordaram e vieram bater na porta por causa do barulho. Minha mãe não sabia se abria a porta ou não, mas como não conseguia desgrudar ele da geladeira sozinha, abriu a porta pros vizinhos. Mas quando viram a situação de papai, em vez de ajudar, pegaram seus celulares e começaram a filmar e a rir dele. E papai resmungava, gritava umas palavras esquisitas, devia ser em chinês, porque ninguém entendia nada. Logo na porta já tinha mais gente e minha mãe gritando pra que ajudassem, até que começaram a desgrudar ele de lá. Quando conseguiram, foi como se papai tivesse pifado. Levaram ele pro hospital e eu fiquei com uma vizinha até que tia Luci viesse me buscar. Agora ele está internado, dizem que está melhor.

22/04/21

Faz tempo que não escrevo, mas é que agora deram a notícia que a vacina foi proibida em todo o mundo. Foi a China que criou a covid pra depois vender a vacina que transforma o povo em comunista. Tava na cara o tempo todo, mas queria que tivessem proibido antes de papai tomar. Algumas pessoas que tomaram estão em centros de recuperação pra limpar o organismo. Outras se revoltaram contra o governo e até tomaram a segunda dose, como papai. Ele fugiu do hospital e está metido com os chineses. Ele tentou convencer mamãe a ir junto com ele, mas ainda bem que ela não foi. Parece que vai começar uma nova guerra e tudo. É terrível o que aconteceu com essas pessoas que acreditaram na vacina. Elas ficam com a pele horrível, meio verde e craquelenta que nem casca de ferida. E o pior é que nem precisava tomar vacina nenhuma porque ninguém morre de covid. É só uma gripe meio forte e tem remédio pra curar. Os jornalistas e a gente da TV também estavam metidos com os chineses e esconderam a verdade. Alguns presidentes também. Ainda bem que o nosso sempre foi contra. Apesar de tudo eu estou bem, voltei pra escola e GRAÇAS A DEUS ninguém sabe que eu sou filha do surtadão da vacina. Nos almoços de domingo na vovó todo mundo faz piada que o papai virou jacaré, imã, antena de comunista. Imitam meu pai gritando ou ficam dizendo “cuidado!” sempre que alguém abre a geladeira. Acho triste fazer piada dele e dessa gente. Eu não vejo a mínima graça. Mas, por via das dúvidas, finjo que acho engraçado e rio também, como todo mundo.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima