Formação de preço

O que muitos esquecem é que o preço de venda também é definido pelo mercado, isso exige que o gestor além de conhecer os custos para chegar no preço também precisa conhecer sua concorrência para que assim consiga um preço competitivo e a lucratividade desejada

A maior dúvida do empresário é: como vou formar o preço do meu produto/serviço.

Fato: a formação de preço é um fator estratégico nas empresas.  

Para se chegar no valor deve-se conhecer os custos para se obter esse produto ou serviço.

É comum no início do negócio o empresário não ter um sistema organizado de coleta de custos e certamente ele está ameaçado a desenvolver uma estratégia de preço que não alcançará os resultados desejados ou acarretará em prejuízo.

O que muitos esquecem é que o preço de venda também é definido pelo mercado, isso exige que o gestor além de conhecer os custos para chegar no preço também precisa conhecer sua concorrência para que assim consiga um preço competitivo e a lucratividade desejada.

O empresário, no momento da formatação dos preços também deve estar atento a política monetária do país, que envolve a ação do governo sobre o sistema financeiro e é efetuada através do controle da oferta de moeda ou da quantidade de dinheiro em circulação. Por exemplo, se você vai precisar importar algum item para fazer seu produto fique atento as oscilações do dólar.

Complicado? Parece, mas não se assuste, o que eu estou tentado dizer é que tome cuidado ao formar o preço do seu produto ou serviço!

Entenda o que você “gasta” e “investe” para ter seu negócio funcionando.

Foto: Pexels.

Se o seu negócio é novo planilhe tudo o que está sendo investido, se seu negócio já tem algum tempo sempre tenha o controle desses valores. Voltamos então a falar de algo que sempre trago em minhas colunas: organização e controle.

Burocratizar meu negócio? Não! É saber o que está acontecendo, ter um processo definido, cuidar dos gastos desnecessários, otimizar os recursos disponíveis e medir sempre os resultados.

Basicamente por definição teórica, o valor do seu produto deve ser igual ao custo das matérias primas ou hora de serviço, somado às despesas variáveis e fixas para realizar uma venda.

Mas não esqueça que isso sempre deve estar aliado ao olhar para a concorrência, pois não podemos esquecer que nossos clientes estão pesquisando preços e procurando qualidade, tanto dos serviços quanto do atendimento.

Essa semana mesmo em um atendimento conversamos sobre qualidade no atendimento. A qualidade do atendimento começa numa venda bem feita e num acompanhamento desse cliente.

Como assim?

Vou dar um exemplo: quando você vai adquirir um produto ou um serviço certamente irá pesquisar sobre preço, qualidade e suporte.

Mesmo que você vá comprar pelo e-commerce você deve no mínimo olhar a classificação do fornecedor… seja em ferramentas como “reclame aqui”, seja pela própria classificação oferecida em alguns sites de compra.

Não é assim? Se você não faz isso, comece a fazer!

Numa venda direta nós consumidores também levamos em conta o atendimento antes, durante e no pós venda.

Empresário, mesmo sem querer o consumidor já entende que quanto melhor o serviço/produto, quanto maior a empresa, quanto mais procurado for o bem a ser adquirido mais caro será esse produto!

Já parou para pensar nisso?

Para resumir o texto vou colocar alguns tópicos para você pensar:

  1. Tenha seu negócio organizado, conheça seus números;
  2. Otimize seus recursos, evite desperdícios;
  3. Cerque-se de bons profissionais, isso irá lhe ajudar a ter controle, organização e evitar desperdícios, lembre que perder tempo também é um desperdício;
  4. Conheça seu concorrente;
  5. Não faça seu preço somente pelo preço do vizinho! Ele pode estar fabricando seu produto no fundo do quintal da casa “própria” dele e você pode ter um imóvel alugado…
  6. Entenda seu negócio, agregue serviço e atendimento ao seu produto, isso faz muita diferença;
  7. Saiba comprar e saiba vender;
  8. Inove e faça um produto ou serviço diferente, que não exista ainda no mercado.

Empreender não é fácil, mas é muito bom!!! Divirta-se.

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