Educação – Como escolher sua profissão no Ensino Médio?

Com tantas mudanças em nossa sociedade, preparar nossa juventude para o futuro das profissões pode ser mais acessível do que se imagina

As provas do Enem passaram e agora é só esperar o resultado sair. Mas como os alunos de ensino médio fizeram suas escolhas de carreira? O momento de se escolher uma profissão vem cada vez mais cedo e eles não sabem por onde começar. Todos nós já passamos por tal dor.

No Brasil, 54% dos alunos não decidiram o curso até o momento da inscrição do vestibular. O resultado disso é que, segundo a INEP, 59% dos universitários mudam ou abandonam o curso e muitos profissionais estão insatisfeitos e pouco engajados em suas carreiras. Segundo dados do Ministério da Educação, 89% das escolas não oferecem orientação profissional no Ensino Médio. Apenas 30% dos alunos ingressam em um curso superior, e destes, 59% mudam de curso ou o abandonam no meio do caminho por não se identificarem com o mesmo. Isso gera um prejuízo às famílias brasileiras anualmente estimado em R$3,4 bilhões. O prejuízo de até R$ 3,5 bilhões também é estendido ao Estado por conta da evasão dos cursos superiores.

Com o propósito de estudantes terem acesso à orientação profissional para que possam realizar escolhas mais conscientes e assertivas, uma nova plataforma fácil e gamificada surgiu: a FUTUREME. O objetivo é impulsionar a vida profissional e pessoal de milhões de jovens, facilitando a escolha de carreiras e destravando o potencial de cada um.

A criação de uma jornada de orientação profissional autodirigida e gamificada, em parceria com psicólogos renomados da área de orientação profissional, conhecida popularmente como orientação vocacional. A implementação é 100% gratuita para as escolas e vem ajudando mais e mais escolas em suas campanhas de matrícula, como diferencial estratégico.

Além disso, a FUTUREME pode ser implementada nas aulas do projeto de vida da escola. A plataforma oferece ao aluno 6 horas em sala de aula mais uma semana de trabalhos online, como uma atividade extracurricular, auxiliando o professor em sala de aula e também todos os envolvidos no currículo do aluno. Uma vez que o FUTUREME está alinhado com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular -, a plataforma entra como um dos itinerários formativos do Ensino Médio, dentro de formação técnica e profissional. Os itinerários formativos visam o desenvolvimento de programas educacionais inovadores e atualizados, que promovam efetivamente a qualificação profissional do estudante para o mundo do trabalho, trazendo maior competitividade, inovação e assertividade no quesito escolha de carreiras.

A proposta inovadora traz teste de perfil profissional, de personalidade e, após a realização dos em sala de aula e uma parte online, o aluno recebe um relatório detalhado de opções de carreira, incluindo um rico conteúdo de cada profissão indicada.

Os benefícios para os alunos, que terão uma escolha mais consciente de carreira, são o autoconhecimento, conhecimento sobre as profissões, segurança e assertividade para a realização de tal escolha. Já para a escola e seus educadores, os benefícios vão desde aumentar o engajamento dos alunos até o suporte na escolha de carreira, antes do vestibular.

A plataforma tem uma implementação fácil, tecnológica e inovadora. E está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com tantas mudanças em nossa sociedade, preparar nossa juventude para o futuro das profissões pode ser mais acessível do que se imagina. O futuro está logo ali!

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

O (des)encontro com Têmis

Têmis gostaria de ir ao encontro de Maria, uma jovem vítima de violência doméstica, mas o Brasil foi o grande responsável pelo desencontro

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima