4 cervejas para brindar o início da Oktoberfest

A festa original, a Oktoberfest de Munique, capital da Baviera, começa neste sábado (17) e vai até dia 3 de outubro

Você deve estar achando estranho. Como assim, Oktoberfest em setembro, Celso? Mas vou te contar. Na verdade, a Oktoberfest de Munique, a original, da capital da Baviera, começa agora em setembro mesmo. Mais precisamente neste sábado (17), e vai até dia 3 de outubro. Isso porque sempre foi intenção do evento aproveitar o finalzinho do verão, dos dias mais quentes, já que em outubro já começa o outono no hemisfério norte.

Outra curiosidade interessante: a Oktoberfest na verdade nasceu como uma festa de casamento. Em 12 de outubro de 1810 o Príncipe Ludwig se casou com a Princesa Theresa da Saxônia e todos os habitantes de Munique foram convidados. Além da cerimônia, eles presenciaram uma corrida de cavalos como entretenimento. E daí surgiu a festa, já que se repetiu nos anos seguintes, sempre na mesma época, como comemoração do aniversário de casamento.

Outra coisa interessante é que nos nove primeiros anos não tinha cerveja na festa. Quem queria beber, levava a sua. A cerveja só foi incorporada quando a gestão do evento passou da Coroa para prefeitura da cidade de Munique, que juntou a festa de casamento com a festa de outubro, ou festa de outono, já mais antiga, essa sim com bastante cerveja.

Então, vou deixar aqui a sugestão de alguns rótulos de cerveja legais, típicos da festa, para você já ir comemorando como os alemães.

Narcose Oktoberfest

Cerveja premiada com Medalha de Prata no Brussels Beer Chalange 2021 e Medalha de Ouro no Concurso Brasileiro da Cerveja desse ano. Trata-se de uma Märzen, o primeiro estilo de cerveja típico da festa. Mais avermelhada, tem aromas e sabores de malte, como cascas de pão, tostado e dulçor de malte, com suave lúpulo floral. Essa versão tem 6% de álcool e está uma delícia.

Maniacs Oktoberfest

Seguindo na mesma linha de Märzen, temos a curitibana Maniacs com sua Oktoberfest. Cerveja também de tom avermelhado, lembra cascas de pão, tostado e um suave caramelo, com leve lúpulo. O amargor é médio-baixo e tem 6,2% de álcool.

HB Oktoberfest

Outra cerveja fantástica é a HB Oktoberfestbier, importada da Alemanha. A Hofbräu é uma das seis grandes cervejarias de Munique que participam da festa e podem usar o nome Oktoberfest em suas cervejas por lá. Esse já é um estilo mais moderno, que foi inventado na década de 1980 por essas cervejarias para ser uma cerveja típica mais leve e clara que a Märzen. Ela tem cor dourada, maltes que lembram pão e leve lúpulo floral, com amargor baixo e final levemente adocicado. Tem 6% de álcool.

Paulaner Münchner Hell

Apesar de hoje a festa contar com cervejas típicas, como o estilo moderno Oktoberfest e a tradicional Märzen, é curioso notar que a mais vendida ainda é a Münchner Helles, a cerveja clara de Munique. E a versão da Paulaner é uma delícia. Também dourada, tem amargor muito baixo, perfil equilibrado de aroma e sabor entre malte, que lembra cascas de pão, e lúpulo floral alemão. Também é menos alcoólica, com 4,9%, de corpo leve e final mais sequinho e refrescante.

E lembrando que ente 5 e 23 de outubro é a vez da Oktoberfest de Blumenau, uma das maiores do mundo! Também vale muito a pena visitar. Mas disso vou falar em outro post.

Prost!

***
• Me siga no Instagram ou mande e-mail com sua sugestão de tema para a coluna: [email protected].
• Confira mais textos do Cerveja Artesanal Curitiba

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

À minha mãe

Aos 50 anos, a vida teve a ousadia de colocar um tumor no lugar onde minha mãe gerou seus dois filhos. Mas ela vai vencer

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima