Urbs enfrenta greve de trabalhadores nesta quinta

Urbs iniciou processo de demissão de 161 funcionários de limpeza e jardinagem

Os agentes de apoio da Urbs começam uma greve à meia-noite desta quinta-feira. O protesto é contra as demissões de todos os 161 trabalhadores do setor, anunciada pela empresa. Os funcionários serão substituídos por terceirizados, contratados pela Urbs por meio de um edital lançado no fim do ano passado.

O sindicato da categoria, chamou a greve alertando que a demissão coletiva dos agentes de apoio seria apenas o primeiro passo e que a empresa, ligada à prefeitura de Curitiba, pretenderia ao longo dos próximos anos terceirizar diversas áreas.

Os agentes de apoio são hoje responsáveis por áreas como limpeza e jardinagem. Contratados em regime CLT, uma vez que a Urbs, embora ligada à Prefeitura, é uma empresa, os trabalhadores têm todos mais de 12 anos de casa.

A Urbs diz que deve gastar cerca de R$ 20 milhões com rescisões e indenizações em um primeiro momento, mas afirma que a economia no longo prazo compensaria, já que a terceirizada custaria R$ 5 milhões a menos por ano.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

À minha mãe

Aos 50 anos, a vida teve a ousadia de colocar um tumor no lugar onde minha mãe gerou seus dois filhos. Mas ela vai vencer

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima