Sindicato de professoras mantém greve; Prefeitura consegue liminar no TJ

A Prefeitura de Curitiba conseguiu no fim da tarde desta segunda-feira (7) uma decisão liminar considerando ilegal a greve das professoras de rede municipal de ensino. O Sindicato que representa a categoria, no entanto, mantém a greve e acredita que cerca de 80% das escolas municipais de Curitiba vão ter paralisação nesta terça-feira (8), dia marcado para a paralisação.

A liminar obtida pela Prefeitura foi concedida pelo juiz substituto Marcelo Wallbach Silva, do Tribunal de Justiça do Paraná. A multa estabelecida pelo juiz é de R$ 20 mil por dia para o Sismmac. No entanto, até a noite desta segunda, o sindicato não havia sido notificado da decisão. Numa live na noite de segunda, a presidente do sindicato, Diana de Abreu, afirmou que a greve está mantida.

As professoras reivindicam melhorias no Plano de Carreiras que foi apresentado pelo prefeito Rafael Greca (PSD) à Câmara de Curitiba. A categoria está sem plano de carreira desde a gestão de Gustavo Fruet (PDT). O ex-prefeito chegou a aprovar um plano, mas a implantação foi congelada por Rafael Greca assim que o prefeito assumiu o cargo, em 2019, sob alegação de que não havia condições financeiras de pagar as promoções e progressões previstas.

No texto divulgado pela Prefeitura, a afirmação é de que o plano foi apresentado no formato atual “leva em conta o zelo necessário do ponto de vista econômico e financeiro do Município”. O plano precisa ser aprovado na Câmara até o dia 31 deste mês. Nesta segunda (7), o projeto da Prefeitura foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça pelos vereadores.

As professoras preveem para a paralisação desta terça uma manifestação na Praça 19 de Dezembro, no Centro Cívico, com caminhada até a Prefeitura.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

À minha mãe

Aos 50 anos, a vida teve a ousadia de colocar um tumor no lugar onde minha mãe gerou seus dois filhos. Mas ela vai vencer

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima