Senadores do Paraná votam a favor do marco temporal

Lula já alertou os senadores que irá vetar a lei, uma vez que o STF foi claro sobre a sua inconstitucionalidade

Todos os senadores paranaenses votaram nesta quarta-feira (28) a favor do projeto que cria o “marco temporal” para as terras indígenas no país. A tese, defendida por ruralistas, diz que as comunidades indígenas só têm direito às terras que ocupavam na data da promulgação da atual Constituição do país, em 5 de outubro de 1988.

O projeto, que já tinha sido aprovado na Câmara e passou agora no Senado, é uma clara retaliação dos senadores contra o Supremo Tribunal Federal, que declarou a tese do marco temporal inconstitucional nesta semana. Os ruralistas pressionam para poder ficar com um quinhão maior das terras a que os indígenas têm direito.

Na bancada do Paraná, os três senadores foram a favor do marco temporal. Sergio Moro (União), Oriovisto Guimarães (Podemos) e até mesmo Flavio Arns (PSB) votaram a favor da proposta que beneficia os grandes latifundiários. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já alertou os senadores que irá vetar a lei, uma vez que o STF foi claro sobre a sua inconstitucionalidade.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

À minha mãe

Aos 50 anos, a vida teve a ousadia de colocar um tumor no lugar onde minha mãe gerou seus dois filhos. Mas ela vai vencer

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima