A prefeitura de Curitiba decidiu mandar nesta semana à Câmara o seu secretário de obras, Rodrigo Rodrigues. Oficialmente, o papel do secretário vai ser prestar contas sobre as obras da Linha Verde aos vereadores. Na verdade, o que se espera da participação dele é algo além: ajudar a enterrar uma CPI para investigar as obras inacabáveis da antiga BR-116.
Há um movimento entre os vereadores para criar a CPI da Linha Verde. Faz certo sentido: caso o novo prazo de conclusão das obras seja cumprido, a cidade vai chegar a 2024 com 17 anos de obras no trajeoto – oito deles sob a gestão do atual prefeito, Rafael Greca, quatro com Gustavo Fruet e quatro com Luciano Ducci.
As obras da Linha Verde começaram em 2007. Mas na verdade o problema vem de antes. Já na gestão de Cassio Taniguchi havia o projeto, na época chamado de Eixo Metropolitano,que ligava o Pinheirinho ao Atuba.
As explicações que Rodrigues prestará ao Legislativo não são exatamente o melhor modo de investigar os contratos e as obras. Cada vereador terá dois minutos e meio para falar e não haverá espaço para réplicas ou tréplicas.
Ao Plural a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) informou que o novo edital para retomada do cronograma de obras da Linha Verde será lançado ainda neste mês, depois do rompimento do contrato com o consórcio Estação Solar.
Sobre o/a autor/a
Aline Reis
Jornalista e especialista em Gestão da Comunicação, Assessoria e Marketing pela Universidade Positivo (UP).