Governo Ratinho tem 48 horas para esvaziar delegacia tomada por sarna | Jornal Plural
Clube Kotter
8 fev 2019 - 0h00

Governo Ratinho tem 48 horas para esvaziar delegacia tomada por sarna

O governo Ratinho Jr. (PSD) tem 48 horas para retirar todos os presos da delegacia de São José dos Pinhais, tomada por uma infestação de…

O governo Ratinho Jr. (PSD) tem 48 horas para retirar todos os presos da delegacia de São José dos Pinhais, tomada por uma infestação de sarna. A determinação é da Vigilância Sanitária da cidade. O governo vem descumprindo a determinação há dias.

No primeiro dia de fevereiro, a vigilância registrou o surto na cadeia, que estava com 57 presos num lugar onde devia haver, no máximo, oito. Eram 55 homens e duas mulheres.

A sarna era tanta que já tinha infestado as paredes. O governo, por meio da Secretaria de Segurança, fez que tinha removido todos os presos em seguida. Descobriu-se que não era verdade: só 22 haviam saído.

Agora, a Secretaria tem que levar os demais para o sistema carcerário ou para outros locais.

Além da sarna e do excesso de presos, a vigilância detecou ventilação deficiente; umidade excessiva; infiltração no teto e nas paredes; sobras de alimentos em decomposição; falta de higienização; roupas e colchões expostos em chão úmido; e fiação exposta.

“A situação é gravíssima na delegacia. Os presos estão abrigados em condições desumanas. Todos estão com coceiras e bolhas pelo corpo. É uma questão  de saúde pública. Agentes, policiais e moradores vizinhos podem ser afetados pelo problema”, afirma Isabel Kluger Mendes, presidente do Conselho da Comunidade da RMC.

Últimas Notícias