Depois de passar um bom tempo esquecido, o porto de Pontal do Paraná pode estar ressurgindo. O empresário João Carlos Ribeiro, principal arquiteto da ideia do porto, deu entrevista afirmando que já haveria um acordo com o governo Ratinho Jr (PSD) para aprovar um novo formato para a Linha de Infraestrutura do Litoral – o projeto que viabiliza o porto.
No lançamento de um empreendimento imobiliário de seu grupo, Ribeiro, conhecido por ser dono de grande parte das áreas de Pontal, disse que o projeto nunca foi para frente em mais de duas décadas porque havia “problemas políticos” com ele. Mas que agora, como ele vendeu o projeto para terceiros, tudo andaria mais rápido.
O empresário disse na entrevista à Folha do Litoral que acreditava na aprovação do novo formato ainda neste ano – no entanto, os deputados estaduais não só dizem não ter recebido op projeto como apostam que neste ano não aconteceria uma votação dessa importância, agora que restaram apenas sessões virtuais até o fim da legislatura.
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De acordo com Ribeiro, a ideia do governo agora seria apostar em financiamento privado para a estrada ligando a sede de Pontal ao porto. Sem a estrada, estimada em R$ 300 milhões, o porto não faria sentido. Na gestão de Beto Richa (PSDB), o projeto chegou a ser anunciado com investimentos do próprio governo, mas nunca foi adiante.
Porto e desmatamento
O projeto da Linha de Infraestrutura e do porto é marcado por polêmicas. A estrada de 20 quilômetros exigiria o desmate de uma área intocada de Mata Atlântica, além de cruzar duas aldeias indígenas e uma comunidade tradicional. Haveria prejuízos para fauna, flora e até para o oceano. Quem é favorável defende o desenvolvimento econômico como principal motivação para o porto.
Em janeiro deste ano, Ribeiro, que insiste no projeto há mais de duas décadas, vendeu o projeto do Porto para a Vinci Partners, que agora deve ser a responsável pela implantação, caso venha a acontecer.