Como comprar um motorhome nos EUA

A compra de um motorhome nos EUA só vale a pena para quem não está pensando em ficar com o equipamento e levar para o Brasil

Quando eu comecei a pesquisar como funciona a compra de motorhomes no Estados Unidos, quase desisti de continuar a empreitada. Há vários relatos de brasileiros que vivenciaram a compra em sites de viagem e no YouTube, mas as experiências não me pareciam muito simples e nem muito vantajosas. Um dos problemas é que cada estado americano tem uma legislação diferente para a compra de veículos. Em alguns, é necessário ter uma carteira de motorista americana e cheguei a me corresponder com um comprador que fez o teste do Detran gringo para adquirir o motorhome.

Tudo ficou infinitamente mais fácil (e mais barato – como explicarei adiante) quando descobri a empresa visitor.us. Esta empresa é especializada na compra de veículos para estrangeiros – os clientes são, sobretudo, turistas europeus. Em geral, as pessoas buscam o aluguel de carros ou motorhomes nos Estados Unidos, mas não a compra. Porém, quando a estadia é longa – digamos, mais de um mês – começa a valer a pena comprar e depois revender o veículo.

Onde comprar um motorhome nos EUA

A visitor.us é uma espécie de super despachante. Eles me ajudaram em absolutamente tudo. A começar pelos lugares para pesquisar onde encontrar um motorhome usado. Por incrível que pareça, um dos melhores lugares para pesquisar é o marketplace do Facebook, que é acessível para os perfis brasileiros. Você pode selecionar um local dos Estados Unidos e quantos quilômetros de raio desejar para ver as ofertas disponíveis. Há também um outro site muito bom, o craigslist. Como fica claro para quem começa a fazer a pesquisa, a oferta de motorhomes usados nos EUA é gigantesca.

Também por sugestão da visitor.us, eu acabei optando por comprar um motorhome usado da Cruise America – parece ser também uma opção comum de compra entre os europeus. A Cruise America é a maior empresa de aluguel e venda de motorhomes americana. Em princípio, parece uma roubada: comprei um motorhome que era utilizado para aluguel, com alta quilometragem e cinco anos de uso.

Mas, pesquisando a fundo, comecei a perceber que era bom negócio. A Cruise America, antes de fazer a venda, faz uma revisão completa do motorhome. Os pneus, por exemplo, são novos e da Michelin – uma das melhores marcas do mercado. Outra vantagem: eles dão garantia de três meses. Logo na primeira semana de uso, percebi que a bateria auxiliar do motorhome não estava carregando de modo apropriado (motorhomes normalmente têm pelo menos duas baterias: uma do motor e outra da casa, a auxiliar). Liguei para a Cruise America e eles vão me ressarcir o custo da troca – neste caso, como é uma super bateria, foram nada menos que U$ 426!

O motorhome da expeidição: única reclamação é a caixa d’água. Foto: André Tezza

Como não sou muito versado em mecânica de automóveis, fiquei com medo de comprar um motorhome usado de um particular, sem saber se o equipamento estava ou não em boas condições. Foi um dos principais motivos por optar por uma empresa que me deu garantia da compra e é amplamente conhecida e respeitada nos EUA. O processo de compra foi totalmente por e-mail, atenciosa e fácil.

Há muitos depoimentos de americanos no YouTube elogiando estes motorhomes usados da Cruise America. São veículos simples, sem muita tecnologia, mas eu achei isto uma vantagem: menos coisa para quebrar. São brutos e confortáveis. Até o momento, a única queixa que tenho é que a caixa d’água é relativamente pequena, 150 litros – para duas pessoas, dura de três a quatro dias, com uso racionado.

Os preços dos motorhomes nos EUA

Sai mais barato comprar um motorhome nos EUA? Depende. Existem três grandes grupos de motorhome: Classe A, Classe B e Classe C. O Classe A é o ônibus adaptado – sobre este, não tenho muito o que comentar, porque nunca esteve no meu radar de interesse.

O Classe B é a van adaptada. Tanto no Brasil quanto nos EUA, são os mais caros. Eu não entendo muito bem por que são os mais caros, mas presumo que seja a combinação de dois fatores: dificuldade de adaptação (é um veículo pequeno) e lei da oferta e da procura (são os motorhomes mais procurados, pois são ágeis para andar na cidade).

O Classe B, nos EUA, pode sair até mais caro que no Brasil. Como muitos projetos deste tipo são personalizados, considerando que a mão de obra é mais cara na gringa, o motorhome acaba saindo mais caro também. Apesar da grande vantagem da mobilidade do Classe B, são equipamentos muito caros e pouco confortáveis, especialmente se você estiver planejando uma viagem longa como a minha.

Motorhome Classe C: um trambolhão, mas com mais espaço. Foto: Fran Haisi

Já o Classe C, o que comprei, tem a desvantagem da mobilidade. Sim, é um trambolhão! Mas o conforto é maior. Particularmente, aqui nos EUA, tenho achado bem simples dirigir – a infraestrutura para o campismo é invejável e os espaços planejados para motorhomes grandes existem em todo o lugar. Creio que vou começar a ter problemas com a mobilidade quando a minha viagem chegar na América Latina, a ver. Outro ponto importante: não é preciso carteira especial para dirigir um Classe C nos EUA e no resto do mundo. Até onde sei, só no Brasil se exige carteira de motorista especial para dirigir um Classe C.

O Classe C pode sair bem mais em conta nos EUA do que no Brasil. Quando estava pesquisando preços, percebi que um usado, em condições similares, pode sair pela metade do preço. Como o mercado americano é muito grande, não é difícil encontrar pechinchas.

Como revender o motorhome

A compra de um motorhome nos EUA só vale a pena para quem não está pensando em ficar com o equipamento e levar para o Brasil. O custo da importação no Brasil é altíssima e acaba inviabilizando o negócio. Porém, revender nos EUA é relativamente simples (novamente a visitor.us dá uma série de sugestões de onde revender) e fácil, porque o mercado é muito grande.

No meu caso, a ideia é revender o motorhome no Chile. Como o Chile não tem indústria automobilística, a taxa de importação é muito barata. Conversei com empresas chilenas que compram e vendem motorhomes e fiquei sabendo que o meu projeto, levar um equipamento dos EUA para o Chile, é algo comum por lá. Já li relatos que você consegue vender pelo dobro do que comprou nos EUA, mas achei meio improvável e só vou saber disso com certeza quando chegar no Chile.

A grande vantagem da visitor.us

O grande negócio da visitor.us é que eles montam uma empresa americana no seu nome – uma LLC, isto é, uma Limited Liability Company. O nome da minha empresa, por curiosidade, é Tezza Jazz LLC. Sim, porque eu sou fã de jazz, né? Montar uma empresa parece um negócio esquisito e complicado para um brasileiro, mas montar uma empresa por aqui é tão simples quanto comprar um picolé, inclusive sendo estrangeiro. Com a empresa, a visitor.us faz o registro do veículo no estado de Montana, em que o imposto de venda é 0%, não existe necessidade de carteira de motorista americana e não é necessário fazer a vistoria do veículo. Existem estados americanos em que o imposto chega a quase 10%. A economia é brutal, considerando o quanto você vai investir para comprar um motorhome. Com a economia, você paga, com muita sobra, os custos da visitor.us.

Seguro do motorhome

Comprando um veículo nos EUA, você é obrigado a contratar um seguro. Novamente, a visitor.us me indicou empresas especializadas em seguro para motorhomes. Eu optei pelos serviços da Roamly, que achei muito profissional e atencioso. O seguro vale para os EUA e o Canadá. O preço é similar ao custo de um seguro de caminhonete no Brasil. E tem uma vantagem: você pode parcelar o seguro e cancelar quando desejar. Quando eu entrar no México, estarei fora da cobertura, então vou cancelar a apólice. Em geral, quem faz viagens no estilo Overland (como a que estou fazendo) não tem nenhum tipo de seguro do veículo, exceto aquela exigida na fronteira, que normalmente é relativa a danos contra terceiros. Ter um seguro completo em boa parte da viagem que irei fazer me pareceu um outro fator interessante para comprar um motorhome nos EUA.

Na próxima coluna, começo a contar a história da minha viagem, desde o início!

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima