Mudanças Climáticas. O que são?

As mudanças climáticas são as alterações do padrão climático. Essas mudanças podem ser naturais, como um vulcão em atividade, tsunami e tempestades.
Mas também artificiais, como por exemplo o desmatamento e queimadas florestais, destruindo a flora e a fauna desse espaço. Emissão de gases poluentes como: o CO2 e N20  presentes nas queimas de combustíveis fósseis, CH4 encontrado em aterros sanitários, extração de minérios e queima na biomassa. HFC, PFC e SF6 (halogêneos) encontrados em indústrias, aerossóis e solventes.

Essas mudanças têm consequências severas em nosso dia a dia como temperaturas mais quentes resultando no aumento das secas, tempestades com maior frequência e força causando alagamentos e deslizamentos. Perdemos diversas espécies que acabam entrando em extinção, o urso polar, leão marinho, coala e a onça pintada podem ser alguns dos exemplos.

 

Mas a consequência mais grave, é o aquecimento global, infelizmente muitos dos impactos são irreversíveis, mas podemos diminuir a intensidade desse processo reduzindo o consumo de energia, evitando luzes acesas sem necessidade, diminuir o uso de carro podemos andar a pé, bicicleta e até transporte público! A alimentação também pode nos ajudar nessa caminhada, comidas industrializadas não são nossas aliadas, além de nos fazer mal traz diversos gases em sua produção, por isso os alimentos derivados de planta são uma opção melhor além de serem muito mais beneficentes para nosso corpo, eles emitem uma quantidade muito menor de gases do efeito estufa.

Mesmo que nós tenhamos esses hábitos, os maiores poluentes são as indústrias, então a melhor ação que podemos fazer é evitar ao máximo o uso desses produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima