Educação integral em Curitiba: deixem seus filhos com desconhecidos

Em quatro dias escola irá mandar alunos para passar contraturno em uma instituição desconhecida dos pais e com pessoas sem vínculos com as crianças

Atualizado em 15/03/2023

Na agenda dos meus filhos veio o recado: nesta segunda, dia 13 de março, a escola passa a atender em período integral. A orientação é levar as crianças às 8 horas direto na Unidade de Educação Integral (UEI). Devia ser uma alegria ver algo assim ser implantado, mas a realidade é outra: essa história toda é um show de desrespeito, de descaso com as famílias, com as crianças, com a equipe das escolas.

O aviso veio na quinta-feira depois de semanas sem informação nenhuma. Há uma semana, durante reunião dos pais com os professores, ninguém sabia de nada sobre a mudança. Depois do aviso, pais e alunos continuam sem saber muita coisa. O recado é simples: quer educação integral? Então largue seus filhos num lugar estranho e com pessoas desconhecidas.

No fim de 2022, depois de anunciar a implantação das turmas em tempo integral, a Secretaria Municipal de Educação desistiu de começar o ano letivo já no novo sistema. Pais, professores e alunos só souberam disso porque perguntaram. Não ocorreu à SME que é necessário comunicar decisões ao público que ela atende.

Pois bem, depois de semanas sem informação nenhuma chega o recado: as aulas começam em quatro dias. Quando as aulas da “educação integral” começarem, parte da rotina escolar acontecerá na UEI, um lugar distante um quilômetro da escola. Os pais dos estudantes não foram chamados a conhecer o lugar, nem a equipe que ficará com seus filhos durante pelo menos quatro horas todos os dias.

E não estamos falando de crianças grandes. São crianças do Pré II à quinta-série. Algumas com necessidades especiais. Outras pequenas o suficiente para precisarem de preparação quando se introduz novo elementos à rotina. Mas para a SME, tudo bem. O que importa é dizer que cumpriu a meta.

Não há informações sobre as refeições que serão servidas durante o período em que estarão na UEI. As únicas informações fornecidas: é preciso deixar a criança na UEI pontualmente às 8 horas a partir de segunda, entre 12 e 13 horas alguém da UEI irá ficar responsável por levar meus filhos da UEI para a escola de ônibus (que ônibus? Dirigido por quem? Quem sabe?). Pontualmente às 17 horas eu devo ir buscar as crianças já na escola.

O bilhete avisa que é de “suma importância” cumprir os horários. Não é importante, aparentemente, que as famílias e os estudantes saibam onde e com quem as crianças vão ficar em parte do dia. Se serão alimentadas, que atividades serão desenvolvidas e como isso se enquadra no currículo escolar.

É isso mesmo, a SME, cuja responsabilidade é, entre outras coisas, zelar pelo bem estar e a segurança de centenas de milhares de curitibinhas, acha que tudo bem despachar alguma centena deles para um lugar desconhecido. Mais ainda, que tudo bem pedir aos pais que as deixem lá sem saber o que aguarda as crianças nesse lugar. Quem são os responsáveis por elas e o que, afinal, elas farão nesse local durante 20 horas por semana.

Eu, como mãe, fico aqui me perguntando quando foi que abrimos mão de ter acesso a informações essenciais sobre a educação de meus filhos. Porque não faz sentido que em toda equipe da SME ninguém tenha percebido que é um absurdo impor uma nova rotina sem o mínimo de informação às famílias e alunos. E é absolutamente inaceitável que me peçam para deixar crianças pequenas com uma equipe que não me foi apresentada.

Na escola, a informação é de que as famílias que não quiserem ( que assinaram a adesão ao Ensino Integral, mas vão desistir) aderir ao ensino integral podem fazê-lo. Não precisa nem comunicar (como é que vão saber quantas crianças precisam levar de um lugar a outro, se não sabem quem vai desistir do ensino integral? Ou tudo bem não ter controle disso? #ironia). É um enorme “estou pouco me lixando” da SME para nós pais.

Como eu, ao contrário da Secretaria, sei da importância de ter informações, já sei que esse local onde querem “estacionar” crianças quatro horas por dia não irá atender só a escola dos meus filhos. Os outros pais de alunos da escola dos meus filhos não foram informados disso. Estranho, não?

Aos pais que precisam da escola em tempo integral resta torcer para que dê tudo certo, que seus filhos fiquem em segurança. Em parte eles confiam na competência e no trabalho de professores e funcionários das escolas públicas que, de fato, respeitam e se importam com os alunos que atendem, a despeito de trabalharem para um prefeito e uma secretária da Educação que desprezam quem deveriam servir.

Edição 11/03:

Após a publicação desse texto a direção da escola me informou que:
1) a coordenadora da UEI será uma professora da instituição
2) os pais irão conhecer o espaço na segunda-feira (muito embora isso não tenha sido informado no bilhete encaminhado na agenda)
3) que eu poderia ter, a qualquer momento, pedido informações na escola (o que fizemos, que fique registrado).

A isso eu gostaria de acrescentar que: a informação sobre a coordenação deveria ter sido encaminhada aos pais ANTES de surgir a necessidade de procurar a escola, bem como a apresentação da equipe precisaria acontecer ANTES do início do contraturno.
Segundo: na reunião feita com os pais, na escola, diversos pais perguntaram do ensino integral e os professores só souberam informar sobre a cobrança de presença, nada mais. Elas deixaram claro não ter mais detalhes sobre o novo sistema.
Na sexta-feira, quando estivemos na escola para avisar que não vamos mais aderir ao ensino integral (dadas as condições), nos informaram que não era preciso formalizar a desistência.

Edição 13/03:

Nesta segunda-feira, 13 de março, recebi uma comunicação da escola convidando para uma reunião de apresentação dos responsáveis da Unidade de Educação Integral Integrada na quarta-feira, 15 de março, às 8h30 da manhã. Também enviaram um link para o site de Educação Integral de Tempo Ampliado da Secretaria Municipal de Educação. As aulas na Unidade começaram hoje, dia 13.

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50 comentários em “Educação integral em Curitiba: deixem seus filhos com desconhecidos”

  1. Sei que a matéria é antiga, mas um questionamento ainda fica: Como lidar com um horário miserável desses? Entro no trabalho às 8. Como vou deixar meus filhos na escola?

  2. Lucinéia Zambonin

    Boa tarde!!
    Meu filho está na ueii do Barreirinha, a escola deu a opção e ele quis ir, a escola passou todas as informações de como iria funcionar, forneceu aos pais o endereço da unidade que a criança irá ficar.
    Da escola sai uma professora articuladora que faz a vínculo da ueii com a escola passando todas as informações necessárias da criança, caso a criança não se alimente bem ou não esteja bem, essa professora já é da escola de origem da criança.

    Vai e volta junto com a criança também no ônibus escolar um inspetor que também é da escola de origem da criança para cuidados no transporte.

    Já de início realmente não foi feito uma reunião para passar para os pais todas as informações, ou agendado uma reunião para os pais e crianças conhecerem o local tínhamos apenas as informações da escola.
    Mas como a escola forneceu o endereço eu fui até o local para conhecer, e fui muito bem recebida.

    Meu filho está frequentando a unidade e está gostando muito do local e das refeições, estou acompanhando sempre ele e não temos queixas a fazer.
    Na sala fica só os alunos da escola dele.

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Oi Lucineia, que bom que a sua experiência está sendo boa. Fui convidada a visitar o espaço amanhã de manhã. Estou ansiosa.
      Rosiane

  3. Que matéria incoerente e sensacionalista.

    Fico feliz que vocês fazem parte da bolha que não precisa trabalhar em tempo integral e deixar os filhos com “desconhecidos”, assim como se referiu aos profissionais da educação que atenderão as crianças.

    Deveria pesquisar mais e conhecer o trabalho da UEI antes de publicar esse tipo de coisa e espalhar pânico nas pessoas que bem utilizarão dessa demanda.

    Não quer o integral?
    Pois mude de escola!

    E falo com propriedade de mãe da rede e profissional da educação.

    Lamentável!

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Oi Sabrina, tudo bem? Respondendo a sua crítica: trata-se de um artigo de opinião com base na minha experiência como mãe de aluno. Como mãe, como educadora e como jornalista conheço bem o trabalho da rede municipal de ensino. É um trabalho bom, mas não é imune a críticas. É parte do seu papel como funcionária pública ouvir e avaliar o mérito das críticas do público que você atende e não agredir o interlocutor.

      O serviço público e a educação pública são direitos da população pelos quais a população paga (e caro). E como tal a população tem total direito de cobrar melhorias sempre que necessário. É um absurdo que alguém que se entitula “profissional da educação” venha usar o argumento frágil de “não quer, não use”. O ensino integral não é uma benesse do governo municipal, é uma obrigação da prefeitura assumida no Plano Municipal de Educação e no Plano Nacional de Educação cujo prazo de cumprimento termina em 2024.

      Por fim, a equipe da UEI pode ser composta pelos melhores profissionais da cidade. Mas se eles não forem adequadamente apresentados aos pais, bem como a própria estrutura da unidade, seguem sendo desconhecidos. O mínimo que uma instituição educacional tem que fazer é apresentar sua equipe. Seria irresponsável da minha parte deixar meus filhos num local que eu não conheço com pessoas que não me foram apresentadas. Inclusive destaco aqui que continuo sem conhecer porque apesar de ter encaminhado essa crítica à escola, até o momento não recebi qualquer convite para ir conhecer o local.

      Obrigada pela audiência

  4. Ester Sarai Lessa Rodrigues

    Bom dia! Sou prof na rede municipal em Joinville, e garanto, se algo parecido com isso, acontecesse aqui, entraria sindicato dos funcionários públicos, porque está situação os coloca em risco, entraria ministério público, as famílias tomariam medidas, inclusive judiciais. Aqui o povo é muito calmo, age no silêncio, mas vai com certeza e não deixa passar.

  5. No papel tudo é bonito e maravilhoso!
    Na real…esse avanço na educaçao deveria ser tratado de forma mais democratica. A informação como direito assim como a educaçao deveriam ser discutidas tete a tete em reunioes de pais e mestres em todas as escolas…aqui é denúncia!! E grave!

  6. Nem professor tem nas escolas!!! Os quadros estão incompletos em praticamente todas! Do concurso, que deveriam agilizar o processo, só vão chamar em abril/maio!!! Uma vergonha!

  7. Nossa vejo alguns comentários do tipo”só sabem criticar” ou “fiquem com os filhos em casa” , comentários desprezíveis, asquerosos de pessoas que não são mães ou tem recursos para o ensino particular dos filhos. Que vergonha e que nojo! Os pais devem sim cobrar transparência nos atos da prefeitura, é uma política pública necessária e provavelmente por essa razão muitos pais votaram nessa ameba do Greca.
    Parabéns jornal Plural por trazer a informação. Concordo que deva vir com referência, como um leitor mencionou, mas estamos falando da jóia mais preciosa de nossas vidas, filhos! Exigir educação de qualidade e respeito não é demasia não, é fazer valer os votos que colocaram o cidadão como gestor público, só isso!

  8. Júlio Cesar Amarilla

    O recado para esse tipo de engodo e tratamento precarizado dos governantes, é na urna, e isso vale também para qualquer um que estiver ao lado desse tipo de político.

  9. Ivone da Motta Borges

    Boa tarde!
    Que engraçado senhor Greca, fala de boca cheia de escola com período integral, e não tem nem para meio período 😡 mora aqui no bairro vitória régia, e meu filho tem 4 anos e não tem vaga para ele e várias outras crianças, oque o senhor tem a dizer? Tem que ir no ministério público procurar vaga? Reveja está questão que fala de boca cheia em período integral, arrume vagas para as crianças de meio período primeiro que estão sem estudar!
    Escola Álvaro Borges, não tem vagas!

  10. Valnei Francisco de França

    Ensino Integral? Educação? (3)
    Sou Professor. Meu sonho de consumo é contribuir para a Educação Integral. Tive três filhos num Matsumoto. Acompanhei.
    Hoje, defendo para toda a Educação Básica. Um olhar pedagógico, nos mostra o quanto seria produtivo e salutar ter crianças e jovens participando, juntos, da “construção de ações criativas”: coral, teatro, clube de leituras, laboratório de informática, escultura, literatura, cinema… Mas, sem antes terem seus momentos de estudos das disciplinas estruturais (Mat, por, his, vir, geo…) Ampliados o suficientes para uma melhor compreensão.
    No sonho, tudo se realiza em um só local, ex um CEI das antigas, mas com uma reformulação curricular e da prática.
    A concentração nas UEI soluciona a indefinição do quantitativo e adaptação do uso do “contra-turno”, que se esvazia na medida que deixa de lado o principal: o desenvolvimento pedagógico da criança, do jovem, quiçá do adulto, pois continua trabalhando e tendo como tensão a vida de seus filhos.

  11. Valnei Francisco de França

    Ensino Integral? Educação? (2)
    Existe, primeiramente, um “necessidade sociológica”, a população cresce, os ambientes de trabalho se ampliam, o viver em casa, bairro, escola, igreja, trabalho, entretenimento, crescem e dificultam este viver. Todos precisam trabalhar, caso contrário, o ensino particular seria a opção. Vivemos “num cabo de força entre o “pensamento liberal” e o “pensamento progressista”.
    Como assim?
    Simples, é só analisar o histórico de entrada das crianças: 08:00h. Deveria ser a partir das 07:00h, pois existe um trajeto a cumprir até o local de trabalho. Há alguns anos atrás, não se aceitava crianças na creche se os pais não trabalhavam. E os que estavam procurando emprego, como faziam? Demorava e depois perdiam a vaga na creche.
    A Prefeitura precisa olhar a necessidade da população como objetivo e não como meio de sua autopromoção.

  12. Valnei Francisco de França

    Ensino Integral? Educação? (1)
    Qual o atual mérito do Greca na implantação deste modelo de “educação integral?
    Resposta:
    O fato de ter pessoas com pensamentos diferentes procurando expor deficiências e qualidades da proposta.
    Aponto a necessidade pedagógica de uma Ed. Integral. Os Alunos atuam com a possibilidade de desenvolverem várias de suas “potencialidades”.
    Agora, o Prefeito não demonstrar acuro, preocupação com o “serviço público”, pois este existe para atender as necessidades do Público e não de sua Gestão como Prefeito.

  13. Plural a cada dia está perdendo a credibilidade publicando informações tendenciosas, sem maiores informações, não buscando conversar com os envolvidos. Fiquei pensando se era uma reportagem ou uma carta do eleitor, pois só vi desabafos, sem buscar informações. Acham mesmo que não terá nenhuma adaptação e acolhimento das crianças? Desde ano passado sabiam que as crianças iriam para a educação integral, se preocupou em realizar as perguntas necessárias, acho que não, pois é tanto absurdo que publica que não acreditei, como elenco abaixo:
    – Nenhuma criança ficará com desconhecidos e estranhos, são professores.
    – Transporte das crianças na prefeitura seguem rigorosos contratos e protocolos de segurança, como também de alimentação.
    – As professoras que vão atuar na UEI e as direções das escolas estão totalmente envolvidas, algumas delas com muita experiência na educação, uma foi já diretora de um CMEI e chefe de núcleo, sim, ela atua na escola que citou.
    Educação Integral de Curitiba sempre teve muita credibilidade, um novo projeto está nascendo para atender escolas sem espaço físico próximo, com isso ampliando o atendimento. Duvidar do atendimento, da responsabilidade é duvidar também do trabalho de professores que fazem a educação, mais respeito, por favor, não só para nós leitores e também professores.
    Bastaria uma conversa com a direção das escolas envolvidas, ao invés de publicarem notícias assim, incompletas e tendenciosas.
    Infelizmente a Educação está sendo desrespeitada, por um jornal que até pouco tempo admirava.
    Como mãe de ex-alunas da educação integral, só tenho agradecer por tudo que realizaram.
    Que a prefeitura continue ampliando a Educação Integral a quem mais precisa.

  14. Infelizmente a realidade da educação integral é muito triste, os professores não estão preparados, o ambiente escolar também não. As crianças estão sendo amontoadas nesses locais. Não tem funcionários suficientes, não tem onde as crianças descansarem, falta colchonetes, espaço e etc.
    A educação integral é um desrespeito tanto para os funcionários quanto para as famílias.
    Só quem está dentro das unidades é que sabe o que realmente acontece.

  15. Trabalho em uma indireta da Prefeitura e pedimos concurso desde 2017. Há poucas pessoas para atender à demanda de serviço, adquiri uma doença relacionada à ansiedade e tensão de atender muito acima de minha capacidade e o gestor imediato é um apaniguado político sem qualquer preparo e sensibilidade, tendo caído de para-quedas porque ajudou na eleição. Dizer o quê mais? oito anos de tortura já foram feitas várias denúncias nos diversos MPs e nada. O problema do Brasil são seus políticos e sua corja. Sem eles viveríamos melhor, bastando gente técnica que sabe o que está fazendo não um bando de puxas-saco inúteis.

  16. É a gestão dos números, que quer mostrar quantidades, sem preocupação com a qualidade. Que bom que a escola tem profissionais disponíveis para dar início às atividades integrais, pq onde trabalho iniciamos o ano e estamos até agora com falta de profissionais.

  17. Vocês que estão defendendo o prefeito aqui na publicação, sabiam que as escolas integrais de Curitiba são quase um depósito de crianças, com poucos funcionários e sem segurança nenhuma, né? Tô mentindo? Dá um Google e vê os casos de abusos dentro dos banheiros das escolas municipais integrais. Agora com esse contraturno misturando um monte de crianças de várias escolas, qual a chance de não ter um caso desses nesses depósitos de crianças aí? Lembrem-se que existem marginais em forma de alunos, aqueles mandados por juízes e a escola é obrigada a aceitar, por vezes são bem mais velhos que os alunos que lá estão. Esses são pegos pela rede municipal, pois escola particular nem aceita. Então o recado está dado, segurança das crianças igual a zero nesses locais. Vergonhoso, a moça da reportagem até pegou leve, sabemos que é muito pior dentro das escolas municipais integrais.

  18. Que ótimo seria que todos os prefeitos se preocupassem em oferecer a Educação íntegral, para as crianças que realmente precisam. Realmente faltou algumas informações por parte da Escola, mas com certeza, na hora que levassem seus filhos, poderiam obter mais informações sobre o funcionamento da mesma. E tenho certeza que a escola iria marcar uma reunião imediata com todos os pais…
    Tão lamentável os pais querendo tudo perfeito e imediato… tanta cobrança da escola e dos professores. Todos com muitos direitos e poucos deveres. Tão mais fácil ir até a escola, procurar as informações e pedir para divulgarem a toda comunidade escolar. Pequenos detalhes que comprovam a eficácia da boa educação.

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Cenira, ensino integral é uma das metas do Plano Nacional de Educação que se encerra em 2025. O prefeito não se “preocupa” em dar isso pras crianças, ele tem uma obrigação legal de implantar esse ensino. Inclusive a cidade recebeu recursos extras do Ministério da Educação para tanto e se não cumprir a meta o prefeito pode ser responsabilizado legalmente.
      Segundo: o ensino público atende 70% das crianças da cidade e tem mais recursos que o ensino privado. Pq exatamente nós, usuários do sistema, não podemos criticar seus erros?
      Terceiro: deixar uma criança pequena num lugar desconhecido e com pessoas desconhecidas é crime de abandono de incapaz, mesmo que o local seja um equipamento da prefeitura.
      Obrigada pela audiência.

  19. Bom dia, na escola do meu sobrinho foi realizada uma reunião com os pais para falar a respeito da escola integral, sendo feita uma enquete de quem gostaria de colocar os filhos neste sistema, pois havia o nome da escola na região para a qual os alunos iriam. Desde 2022 é dito que essa mudança iria acontecer, teve início já com os novos horários de entrada e saída para 2023 comunicados no final do ano letivo.

  20. Acredito que a matéria (apesar de um tanto quanto exaltada) seja pertinente pois é uma mudança grande na vida de pais e alunos para que seja feita sem informação, sem um processo de transição que inspire confiança.

    Mas este não é exatamente um projeto novo. Ele já existe e é aplicado á anos em algumas escolas da rede municipal , as UEIs funcionam como um contra turno com alguns professores passando atividades que variam de robótica à meditação.
    As crianças são divididas em grupos
    com a mesma faixa etária e em várias vezes os pais são convidados a participar de atividades como feiras culturais.
    O transporte entre a UEI e a escola é feito por um ônibus da prefeitura, a comunicação é sempre via agenda e whatsapp. E a condenação sempre está aberta para atender aos pais. As crianças recebem 2 refeições no local.
    Minha filha fez parte do projeto pela escola Municipal Duílio Calderari e a UEI ficava a 1,5km da escola.
    O projeto é perfeito? Não! mas é um alento aos pais saber que os filhos estão sendo assistidos, e tendo atividades extra enquanto trabalham . E eu fico muito feliz que estejam ampliando o projeto para que mais alunos possam ser atendidos, e fico na torcida para que a expansão seja um sucesso e que aumente a cada ano. Educação integral não é transferência de responsabilidade ou da criação para a escola, é uma necessidade em uma sociedade que não abraça a maternidade e é pouco receptiva com pais e mães que precisam prover o sustento do lar.
    Fico na torcida para que os problemas apontados sejam apenas parte do processo natural de implementação de algo novo e que a escola citada bem como as demais possam estar bem adaptadas ao novo projeto brevemente.
    Que a prefeitura não desista de implantar o projeto e que as próximas gestões sigam evoluindo e expandindo até ser possível atender toda a rede municipal.

  21. A escola tem caráter educativo, não é um espaço para deixar as crianças no horário de trabalho dos pais, cabe sim a família de alguma forma se adequar. Mal há docentes o suficiente para as quatro horas de aula, quem dirá para ficar cuidando das crianças.

  22. A administração pública deve ser pautada, entre outras coisas, na transparência, fato esse colocado de lado pela prefeitura de Curitiba. A absoluta falta de informações direcionada aos interessados (leia-se comunidade escolar e servidores públicos envolvidos) autoriza o ingresso de mandato de segurança. Os legitimados para isso seriam o SISMMAC, algum vereador da oposição ou mesmo algum advogado contratado individual ou coletivamente. Isso poderia barrar a implantação de forma temporária ou definitiva dessa ação da prefeitura.

  23. Simples! So ficar com as crianças em casa! Onde tudo e lindo , saudavel e familiar! Onde tem alimentação adequada , pessoas que as amam , com quem estao acostumadas e sao experts e tomar conta delas! E somente boicotar o projeto da prefeitura ! Ou podem pagar por uma escola particular onde tudo funciona perfeitamente!

  24. Os pais não obrigados a aderir ao ensino integral! É só vc, Rosiane de Freitas, não deixar seus filhos no período integral, simples. Eu como professora de uma determinada UEI, defendo minha prática e posso afirmar que a Unidade está sempre de portas abertas aos pais que queiram conhecer, mas infelizmente falta interesse dos mesmos.

  25. Acho que o jornal deveria mostrar sua imparcialidade. Assim, poderia mostrar o trabalho maravilhoso que está sendo feito pela Escola Papa João XXIII que desde o meio do anos passado tem alguns anos. Infelizmente, com lista de espera porque ainda não consegue atender à todos.

  26. Rosiane, a escola municipal que meu filho estuda fica nas proximidades da Campo Mourão. Será que também ocorrerá este sistema? Até agora nada de informações. Onde é o espaço de Educação Integral onde ficarão?
    Preocupante!!!

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Olha, o que apurei é que a Maria Nicolas terá contraturno no mesmo esquema. Mas este ano serão apenas 60 vagas, com prioridade pra crianças que recebem bolsa família. O atendimento será na mesma UEI da Campo Mourão.

  27. A prefeitura está pouco se lixando para as crianças ou os pais. O horário que eles decidiram colocar (8h) com o portão das escolas abrindo 10 minutos antes é um absurdo. Muitos pais levam seus filhos, e começam a trabalhar as 8h, ou seja, chegam atrasados em seus trabalhos. A desculpa da prefeitura é de que avisaram os pais para que pudessem se adaptar, mas como vou chegar no meu chefe e simplesmente avisar que vou chegar atrasada todo dia?

    1. Sim, estamos tendo muita dificuldade com o novo horário de entrada e saída, inicia às 13:00 e sai às 17 h tolerância de 10 minutos, quem é o trabalhador que consegue chegar às 17 h todos os dias, eu não tenho ninguém pra ajudar, pra ir buscar, tenho que me virar, e só comunicam o novo horário e pronto….

  28. Uma grande falta de respeito com toda a comunidade escolar. Sou servidor e trabalho em uma escola integral onde apesar de estarmos com falta de pessoal tanto para atender as crianças tanto para servir a alimentação das crianças temos uma estrutura que foi adequada a muitos anos já com refeitório e tal. Esses novos locais para atender o integral não tem a mínima estrutura para atender os alunos, visto que terão que alimentar talvez dentro da sala de aula pois muitas das vezes nem espaço físico tem para isso. Estamos desgastados fisicamente e psicologicamente pois a demanda de trabalho é grande e com pouco pessoal.

  29. Valter Abelardino

    Achei a matéria muito adequada ao questionar a falta de informações básicas, e nessa falta a percepção embutida de descaso com as crianças e os pais, jamais uma boa escola particular faria desse jeito, mas na pública parece que o alcance político interessa bem mais que o alcance pedágico e social que originalmente gerou a reinvindicação!

  30. GRECA e a PMC tratam alunos e pais de alunos, além dos professores é claro, como gado.Afinal ele tem nojo de pobre e está mais preocupado com os donos das transportadoras

  31. Deu pelo menos uma sugestão válida e imprescindível: informar claramente aos pais e mesmo aos professores instrutores como se dará realmente a educação integral. Sei que nem todos os pais estão interessados nos detalhes, precisam mesmo é de um lugar para despejar seus enquanto trabalham etc. Ainda assim, não é motivo para não cobrar o prefeito. É nosso direito.
    E para não ficar cobrando só um lado, concordo que poderiam colocar os nomes das escolas. Porém, sei que nestas há muitos profissionais dedicados e abandonados que não merecem ser expostos, diferente dos políticos que escolheram estar ali para a foto (aliás, geralmente só aparecem para a foto).

  32. Respeito é o que a atual Gestão de Curitiba especificamente a SME não tem.
    Se não bastasse esse tempo integral ser assim eles não avisam os pais que as escolas que as crianças irão para essa UEI ficará com um inspetores a menos na escola.SIM aquele profissional que fica durante o recreio cuidando das crianças durante a entrada e saída da escolas e no momento do recreio pátio será reduzido na escola, pois fizeram a imposição deles irem trabalhar nesse novo espaço.

  33. Jaqueline Lauthart

    Que bom que este prefeito pensa nas crianças, que bom que as crianças terão um ambiente como o escolar para ficar todos os dias. Dia matéria é extremamente ridícula. Que pena que existem pessoas que só sabem criticar. Até agora não vi uma sugestão. Muita luz em sua vida, pelo jeito tá precisando.

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Jaqueline, deixa eu ver se eu entendi: vc está dizendo que:
      1) eu não tenho o direito a ter informações sobre o local e as pessoas que ficariam quatro horas por dia, cinco dias por semana
      2) não posso questionar a qualidade do serviço público que me é oferecido
      3) que é melhor para os meus filhos, que vc não conhece, ficar nesse lugar que eu não conheço com pessoas que não sei quem são, do que na casa deles
      4) Sugeri que a SME informe melhor os pais sobre o ensino integral, o que inclui informar a programação prevista para o contraturno, mas essa sugestão não serve pra ti
      É isso ou esqueci alguma coisa?

  34. É lamentável a forma que essa gestão (penso que nem podemos chamar de gestores) trata a comunidade e os servidores. Gostaria de saber em qual escola o fato ocorreu?

  35. CELIA RIBEIRO DA SILVA

    Absurdo
    Absurdo
    Absurdo
    Desrespeito
    Semana passada vi uma turma inteira de tempo integral com um inspetor gritando com elas. ( Não sei se tive mais pena dele – sem formação para isto- ou das crianças). Depois um professor de educação física se comunicando por apito _ crianças de 6/7 anos – e colocando de CASTIGO- as que ousaram desrespeitar o APITO 😭😭😭🤮🤮🤮🤮

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