Pesquisa revela ranking de produtividade entre vereadores de Curitiba

Professor Euler (PSD) lidera lista; Serginho do Posto (DEM) é último colocado

Um levantamento realizado por jornalistas independentes avaliou o trabalho realizado pelos 38 vereadores dde Curitiba durante o primeiro semestre de 2021. Segundo a pesquisa, o vereador Professor Euler (PSD) foi considerado o mais produtivo parlamentar da Câmara Municipal. Ele obteve 341 pontos, quase o dobro da pontuação da segunda colocada, a vereadora Maria Letícia (PV), com 189 pontos.

Em seu segundo mandato, Professor Euler (PSD), o quarto vereador mais votado nas eleições de 2020, protocolou 23 projetos de lei, realizou 51 pedidos de informações à prefeitura e apresentou 27 sugestões ao Poder Executivo. “Aproveitei este primeiro semestre para protocolar Projetos de Lei de grande importância e densidade, como o Código de Defesa do Contribuinte e o Sandbox Regulatório. Mas, muito mais importante que legislar, é a necessidade de se criar a cultura de o Poder Legislativo fiscalizar o Executivo, e é isso que tenho feito cada vez mais em meu mandato”, ressalta o vereador.

O Ranking dos Vereadores é um projeto experimental já realizado nas cidades de São Paulo, Campinas, Salvador e Niterói. A pesquisa pretende expandir a análise da produtividade dos parlamentares para os 49 municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes. Entre as cidades piloto, Curitiba foi a primeira a ter o levantamento de dados concluído.

Para realizar o ranking, a pesquisa levou em conta a quantidade de Projetos de Lei apresentados, o número de pedidos de informações oficiais ao município e também de sugestões apresentadas ao Executivo. Foram descartadas proposituras de menor relevância, como Projetos de Lei para dar nome de ruas e concessões de utilidade pública ou honrarias em virtude da simplicidade e por não gerarem qualquer benefício à sociedade. De maneira similar, também não foram levados em consideração requerimentos de serviços solicitados à prefeitura, visto que existem canais públicos para realizá-los e tal prática reforçaria o clientelismo. O Ranking dos Vereadores não faz juízo de valor sobre a atividade dos parlamentares, mas tão somente organiza os dados captados nos sites oficiais e os apresenta.

Embora uma das principais atribuições do vereador seja legislar, o levantamento apontou que 8 dos 38 parlamentares não apresentaram nenhum Projeto de Lei nos primeiros seis meses de mandato. Entre eles, os dois últimos classificados, Sabino Picolo (DEM) e Serginho do Posto (DEM), estão respectivamente no sétimo e quinto mandatos de vereador.         

O levantamento do trabalho dos vereadores aponta também para um outro problema relevante: a desproporção do trabalho realizado pelos parlamentares. A pesquisa registrou que a produtividade dos três primeiros vereadores da lista – Professor Euler (PSD), Maria Letícia (PV) e Marcos Vieira (PDT) – é similar à produtividade dos últimos 21 vereadores somados. Já a produtividade do 1o colocado do ranking – Professor Euler (PSD) – isoladamente é similar à produtividade dos últimos 15 vereadores somados.

No que se refere à questão de gênero, entre os oito primeiros colocados do ranking, tem-se metade de homens e outra metade de mulheres. “Tenho me focado principalmente na saúde, segurança e meio ambiente, levando para o mandato minha formação de médica. Me vejo como resistência dentro de uma Câmara Municipal predominante masculina”, pontua Maria Letícia (PV), segunda colocada e a primeira mulher em produtividade, segundo a pesquisa.

A pesquisa mostra também que a expressividade de votos nas urnas também não guarda relação com o desempenho do parlamentar. A vereadora mais votada na eleição de 2020, Indiara Barbosa (NOVO), conquistou apenas a 21a colocação no ranking, apresentando apenas 17,3% da produtividade do primeiro colocado. A vereadora foi a mulher menos produtiva da Câmara Municipal de Curitiba. “O foco do meu mandato é a fiscalização, que é uma das principais funções de um vereador. Este semestre focamos na Fiscalização das Obras Públicas, que incluiu visitas técnicas à Trincheira Mário Tourinho e à obra da Linha Verde. Também foram feitas análises e estudos para aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias”, argumentou a vereadora eleita pelo Partido Novo.

Para o doutor em Filosofia Política e professor de Direito Eleitoral Roosevelt Arraes, avaliar a produtividade dos vereadores é importante para o exercício da cidadania. “Além da quantidade de Projetos de Lei e de requerimentos apresentados, é importante verificar a qualidade da atuação do vereador. Mostrar os números de cada um é uma forma de mostrar se ele está honrando o voto popular e atuando de maneira republicana em vista do interesse público da Cidade”, Conclui Roosevelt.

Os últimos colocados do levantamento, Sabino Picolo (DEM) e Serginho do Posto (DEM) não comentaram o resultado até o momento do fechamento da reportagem.

Entenda a pontuação

Sugestão ao Executivo (1 ponto) – As funções essenciais do vereador são legislar e fiscalizar o Poder Executivo. Apresentar sugestões à Prefeitura é algo normalmente pouco efetivo e não figura essencialmente entre as funções da vereança.

Pedido de Informação Oficial ao Município (3 pontos) – Fiscalizar o Poder Executivo sem ter informações confiáveis é ineficiente. Um vereador, ao encaminhar pedidos de informações oficiais ao município, em tese mostra a intenção de cumprir a sua função fiscalizatória.

Projeto de Lei (7 pontos) – Excluindo-se nomes de rua, honrarias e títulos de utilidade pública, os demais Projetos de Lei protocolados pelos vereadores tendem a apresentar maior densidade e relevância, o que justifica maior valoração deste quesito.

Informações relativas aos trabalhos parlamentares no primeiro semestre de 2021 e acessadas no site da Câmara Municipal de Curitiba.

Entenda como é feito o cálculo

Calculada a pontuação inicial de cada vereador, para estabelecer uma escala estatística que permita melhor compreensão e comparação, divide-se (ou multiplica-se) o total de pontos obtidos por todos os vereadores por um fator, de forma que a pontuação do primeiro colocado passe a apresentar 100 como resultado. Exemplo: No caso de Curitiba, o primeiro colocado do ranking obteve 341 pontos. Para que a pontuação deste parlamentar se reduza a 100 pontos, foi dividida por 3,41. Com isto, a pontuação de todos os vereadores foi também dividida por este mesmo fator.

A metodologia adotada permite fazer a seguinte interpretação: se o trabalho do primeiro colocado for equiparado a um nível de 100% de efetividade/produtividade, a pontuação dos demais mostrará também seus respectivos percentuais de efetividade/produtividade.

Sobre o/a autor/a

14 comentários em “Pesquisa revela ranking de produtividade entre vereadores de Curitiba”

  1. Parabéns, Prof. EULER. Seu trabalho tem consistência. O levantamento de leis inúteis nos dias atuais, por ex. Foi muito bom. A fiscalização do trabalho da prefeitura também é muito importante.

  2. Alexandre Gouvea

    Critério totalmente esdrúxulo. A maioria dos PLs são pífios em relevância. O primeiro colocado é mestre em criar mais burocracia.

  3. Que critérios são esses? A principal função de um vereador é fiscalizar e nao sair criando leis absurdas! Isso precisa ser revisto!

  4. Sérgio Vicentin

    Parabéns, Euler! Sabemos que sua produtividade também tem qualidade. Continua firme e sempre atuante, principalmente cobrando prestação do executivo. Nietzsche pontuava que “Nunca é alto o preço a pagar pelo privilégio de pertencer a si mesmo”.

  5. Apresentar um monte de PLs sem importância só dá trabalho e prejuízo à Câmara Municipal ao CCJ, etc. Pls que não são aprovadas não deveria entrar nesse cálculo.
    Apresentar um monte pedidos de informação sem importância só dá trabalho para a Prefeitura e consequentemente dá prejuízo. Pedidos de informação que a Prefeitura nem responde por ser ridícula, não deveria entrar no cálculo.
    Os critérios utilizados par esse ranking é muito falho.

  6. Num país onde o que mais se reclama é a quantidade e a qualidade de leis, principalmente aquelas propostas e sancionadas em âmbito municipal, adotar elaboração de projeto de lei como critério para avaliar a produtividade de um vereador revela o quanto nossa cultura ainda é atrasada.

    Precisamos de um revogaço de leis inúteis as quais servem apenas para armar o Estado contra o cidadão na aplicação de multas.

    Esse ranking ESTÁ NA CONTRA-MÃO DOS INTERESSES DA SOCIEDADE e deveria adotar como critério a assiduidade, a economia de seus gabinetes e principalmente a quantidade de processos judiciais ao qual o vereador responde.

  7. Erison Chagas Lima

    Desculpem, mas essa análise pode estar muito equivocada.
    Um vereador que apresenta muitos PLs, pode estar dificultando a vida do cidadão ao criar burocracias, regras, exigencias, etc. E um vereador que fizer uma limpeza na legislação, que sabemos é kilométrica, pesada, etc., facilitando a vida do contribuinte, não ganha pontos?
    Meio sem sentido e enganosa essa avaliação…

  8. Marilu Teles Grechoniak

    Quero expressar meu apreço e respeito pelo trabalho exemplar do Vereador Prof Euler.
    Desejo que a Câmara Municipal de Curitiba siga os passos deste magnífico parlamentar.

  9. Mas que critério estúpido. Apresentar muitos projetos não significa nada. Muitas vezes, que apresentou um pl semelhante ao de colega , apenas pra constar como autor. Uma parte enorme do trabalho é analisar as propostas dos colegas, participar dos debates , fazer estudos a respeito é dialogar com a base. A análise não pode ser uma coisa meramente quantitativa e burra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima