Água e saúde: a regra dos dois litros por dia funciona?

A poluição das águas, o consumo desenfreado e o desperdício são os principais problemas relacionados à gestão sustentável da água na atualidade.

Quando a água (seja doce, salgada, salobra, superficial ou subterrânea) tem substâncias que alteram suas características físicas e químicas, ela está poluída. Se, além das alterações, ela apresentar organismos ou substâncias tóxicas que podem provocar doenças nos seres humanos e nos animais, a água está contaminada. Os exemplos de enfermidades provocadas pelo consumo de água contaminada são muitos: cólera, hepatite A, amebíase, giardíase, rotavírus, entre outras.

Já a água potável, por outro lado, livre de poluição e contaminantes, é sinônimo de saúde.

Movidos a água

Embora a quantidade de água que deva ser ingerida por dia varie de acordo com a faixa etária e a prática de atividades físicas, por exemplo, a média deve ser calculada pelo peso da pessoa. Dessa forma, quem tem de 18 a 55 anos, precisa ingerir 35 ml por quilo. Assim, uma pessoa de qualquer idade nessa faixa etária que pese aproximadamente 75kg, terá de beber 2,60 litros de água por dia (35 ml x 75 kg). 

Com o sangue “hidratado”, o oxigênio chega de forma adequada a todas as partes do corpo e tudo funciona. Saúde que reflete na beleza da pele, unhas e cabelos. O intestino também agradece, pois a água age no processo digestivo e na absorção dos nutrientes, além de exercer uma função reguladora na manutenção da temperatura corporal.

O modo como a gestão da água garantiu às sociedades uma maior perspectiva de saúde é demonstrado em um dos espaços do Museu Planeta Água, aberto ao público desde 1º de novembro. O museu é o primeiro espaço pedagógico e cultural interativo destinado à temática água do Brasil e fica em um prédio de interesse histórico, onde funcionou a primeira estação de tratamento de água da capital paranaense. Dividido em vários espaços e cheio de recursos interativos, são 1.300 m² que transbordam conhecimento e conscientização.

O Museu Planeta Água tem visitação gratuita e aberta ao público em geral. A visitação de todos os públicos será realizada via agendamento prévio, no site museuplanetaagua.org.br

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Água e saúde: a regra dos dois litros por dia funciona?”

  1. anderson nunes dos santos

    minha balança / aplicativo sempre dizem que eu estou desidratado. e eu bebo mais água que todo mundo em casa e sou o mais desidratado. vai entender… acho que nem lá no museu isso é respondido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima