Conheça “Era uma vez no Contestado”, romance em quadrinhos de André Caliman

Leitores que contribuírem no Catarse receberão exemplar de romance gráfico sobre o Contestado

“Era uma vez no Contestado” é uma HQ – ou romance gráfico – de André Caliman. Reúne quatro contos cujos enredos se entrelaçam, formando uma grande história que se conclui num único volume. Trata-se de uma história ficcional, fruto da livre criação do autor, e que tem como pano de fundo a Guerra do Contestado (1912-1916), conflito armado ocorrido em território pertencente aos Estados do Paraná e de Santa Catarina e que até hoje reflete seus resultados. 

Na HQ, um mascate é contratado para matar o Monge, chefe dos caboclos revoltosos, em troca da quitação de uma dívida contraída com pessoas poderosas. No caminho de sua missão, após deparar-se com o desalojamento e execução de uma família de posseiros, o mascate decide ajudar a única sobrevivente do massacre, uma menina inocente, que provará ser uma guerreira corajosa.

Ao mesmo tempo em que o mascate e a menina dirigem-se para o Irani, onde ocorre a primeira batalha da guerra, conhecemos outros personagens que permeiam e traduzem a região e seus conflitos, como  o soldado e a menina santa que vivem um romance proibido, o caubói contratado para manter a segurança da empresa madeireira, além de diversos personagens históricos do Contestado.

Este conflito tem em seus desdobramentos características de messianismo, de batalhas, de manifestações culturais e sociais relacionadas ao homem sertanejo, de desenvolvimento econômico através da implantação de estradas de ferro e exploração madeireira, além de outros aspectos que revelam o nascimento da república brasileira. Tudo isso serve como cenário para este “western” brasileiro que é apresentado de maneira instigante, imaginativa e crítica.

O livro tem incentivo da Prefeitura Municipal de Curitiba, do grupo Positivo, e será lançado pela editora Figura no final de maio de 2024.

Ao apoiar o projeto no Catarse, você já está fazendo a pré-compra do livro, a ser entregue em junho na sua casa.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima