Pular para o conteúdo

STJ nega recurso à Assembleia e julgamento de Renato Freitas continua suspenso

Acusado de quebra de decoro parlamentar, deputado conseguiu na Justiça suspensão de processo no Conselho de Ética

STJ nega recurso à Assembleia e julgamento de Renato Freitas continua suspenso
Renato Freitas, pré-candidato a deputado federal. Foto: Tami Taketani/Plural

O Superior Tribunal de Justiça não conheceu o recurso impetrado pela Assembleia Legislativa do Paraná, que queria recuperar o direito de julgar em plenário o deputado estadual Renato Freitas (PT). Essa é a segunda vitória consecutiva do petista, que obteve no Tribunal de Justiça a suspensão do processo movido contra ele no Conselho de Ética. A votação de cassação do mandato teria ocorrido nesta semana, caso não tivesse sido suspensa judicialmente.

Renato, acusado de quebra de decoro parlamentar ao ser flagrado numa briga de rua no fim do ano passado, teve a cassação recomendada pelo Conselho de Ética e referendada pela Comissão de Constituição e Justiça. Faltava apenas a votação em plenário, que estava marcada para a terça-feira passada. Caso 36 dos 54 parlamentares votassem pela cassação, Renato, que é candidato a deputado federal, ficaria inelegível.

Os advogados do deputado recorreram ao TJ e conseguiram uma liminar impedindo a Assembleia de julgar o processo momentaneamente. Renato acusa irregularidades no processo e diz que teve sua defesa cerceada. Além disso, os advogados afirmam que no momento do fato, por estar na rua, não estava no exercício do mandato - e por isso não poderia ter seu mandato cassado.

A Assembleia Legislativa emitiu um breve comunicado nesta quinta-feira (18) afirmando que foi notificada da decisão do STJ e que vai analisar quais os próximos passos a serem adotados juridicamente.

Newsletter

O que aconteceu em Curitiba e no Paraná hoje, em cinco minutos

De segunda a sexta, no fim do dia, direto no seu e-mail.

Sem spam. Você pode cancelar quando quiser.

Falta um passo

Enviamos um link para o seu e-mail. Clique nele para confirmar o cadastro.

Não conseguimos concluir agora. Tente de novo em instantes.

Rogerio Galindo

Rogerio Galindo

Jornalista, um dos fundadores do Plural.

Todas as reportagens

Mais em poder

Ver todos

Mais de Rogerio Galindo

Ver todos