Um paciente internado no Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá, está em estado crítico e sem atendimento adequado, segundo denúncia feita por Mauro Gonçalves Gomes, presidente do bairro Labra e filho do internado. Juarez, pai de Mauro, está hospitalizado há 15 dias.
Mauro relatou que seu pai passou por uma cirurgia invasiva no abdômen. Após o procedimento, ele afirma que o estado de saúde de Juarez piorou. “A barriga dele inchou e todos os pontos estouraram. A incisão está aberta, o medo de uma infecção é muito real. E a situação dele só piora”, afirmou.
Segundo o denunciante, a equipe médica preparou o paciente para novas cirurgias duas vezes nesta semana, mas os procedimentos foram suspensos sem explicações aos familiares. “Cancelaram duas cirurgias sem explicação. Meu pai está largado como um animal naquela cama de hospital”, disse Mauro, que tentou contato com a direção do hospital, a assistência social e a ouvidoria, sem sucesso de retorno, conforme sua afirmação.
REFERÊNCIA NO LITORAL
A situação do HRL ganha relevância no período de maior fluxo no Litoral do Paraná, como o verão, quando a demanda por atendimento médico aumenta, já que o hospital é referência na região.
A questão vivida por Mauro é a realidade de muitos pacientes e acompanhantes que dão entrada no HRL. As denúncias de precariedade no HRL têm se acumulado nos últimos meses. Relatos de problemas na estrutura interna, falta de medicamentos e ausência de profissionais especializados têm sido frequentes nas redes sociais e na imprensa local.
A gestão do hospital e a prioridade dada à saúde pública no Litoral do Paraná também foram questionadas. “Enquanto o governador gasta milhões com shows e quer fazer aeroporto em Guaratuba, o hospital que atende o litoral inteiro está um caos”, denunciou o representante de bairro.
O secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, em evento no dia 19 em Pontal do Paraná para o Verão Maior Paraná, classificou as denúncias e críticas ao HRL como “ruído de haters”.
INTERVENTOR NO HRL
O secretário Beto Preto nomeou um novo interventor para apurar as denúncias de precariedade no HRL. A decisão foi anunciada na primeira semana de dezembro, após médicos e outros profissionais do hospital denunciarem problemas como falta de medicamentos, estrutura interna precária e ausência de profissionais especializados. A nomeação do interventor visa investigar as questões apontadas e buscar a garantia de atendimento de qualidade aos pacientes do HRL.