6 maio 2022 - 16h10

UPA de Araucária está há 9 meses sem aparelho de raio-x, diz sindicato

Prefeitura disse que ajustes estão sendo feitos no novo aparelho e que a população não ficou desassistida

O Sindicato dos Servidores de Araucária (Sifar) realizou na quinta-feira (5) uma ação para coletar denúncias de funcionários e usuários sobre a falta de infraestrutura em unidades de saúde da cidade. A movimentação faz parte de uma campanha chamada “Sifar na Rua”, organizada pelo sindicato.

O primeiro local a receber sindicalistas foi a Unidade Básica de Saúde do Industrial, onde segundo o sindicato moradores reclamaram da demora para marcar consultas com especialistas.

Além disso, os servidores públicos também coletaram denúncias de problemas em outros serviços públicos. “Nós estamos pegando esses depoimentos, recebendo denúncias e vamos produzir materiais para colocar nas redes sociais”, explicou o diretor do Sifar, Bernardo Paim Cunha Masson.

UPA

Uma das reclamações apuradas foi sobre o aparelho de raio-x da Unidade de Pronto-Atendimento da cidade, que há 9 meses está fora de funcionamento. Em nota publicada nas redes socais o Sifar afirma que “não houve nenhum investimento por parte da administração para corrigir o problema”.

Ao Plural, a prefeitura explicou que o aparelho foi trocado porque o anterior estava obsoleto e que está fazendo “adequações conforme normativa vigente, incluindo a NBR 7256 que orienta sobre o tratamento de ar em estabelecimento de saúde”.

Embora não tenha dado um prazo para que o serviço seja retomado, a administração ressaltou que os ajustes estão “no processo de finalização”.

Por enquanto quem precisa realizar exames de raio-x precisar ir ao Hospital Municipal de Araucária.

Novas ações

Membros do Sifar pretendem visitar outras unidades de saúde e também disponibilizaram um canal de atendimento para a população.

Na próxima semana será definido o calendário de ações da campanha.

O Plural é um jornal independente mantido pela contribuição de nossos assinantes. Ajude a manter nosso jornalismo de qualidade. Assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. E passa a fazer parte da comunidade mais bacana de Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários feitos em textos do Plural são moderados por pessoas, não robôs, e não são publicados imediatamente. Não publicamos comentários grosseiros, agressões, ofensas, acusações sem provas nem aqueles que promovem tratamentos sem comprovação científica.

Últimas Notícias

Post adultera áudio e mente ao afirmar que Lula foi xingado em Caruaru

É falso conteúdo publicado no Facebook afirmando que Lula foi hostilizado ao participar da festa junina em Caruaru, Pernambuco. A publicação sofreu edição com a introdução de um áudio com gritos de “ladrão”. No conteúdo original, o ex-presidente é aplaudido durante um ato político de um aliado em Uberlândia, Minas Gerais. No post, é tocado um jingle de pré-campanha eleitoral

Projeto Comprova

É de graça


E vai continuar assim. Mas o nosso trabalho só existe porque ele é financiado por você, leitora e leitor, e por parceiros. Ajude o Plural a continuar independente. Apoie e assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

Já é nosso assinante?
Faça seu login com email ou nome de usuário

Não é assinante?  Assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

This will close in 20 seconds