UPA de Araucária está há 9 meses sem aparelho de raio-x, diz sindicato

Prefeitura disse que ajustes estão sendo feitos no novo aparelho e que a população não ficou desassistida

O Sindicato dos Servidores de Araucária (Sifar) realizou na quinta-feira (5) uma ação para coletar denúncias de funcionários e usuários sobre a falta de infraestrutura em unidades de saúde da cidade. A movimentação faz parte de uma campanha chamada “Sifar na Rua”, organizada pelo sindicato.

O primeiro local a receber sindicalistas foi a Unidade Básica de Saúde do Industrial, onde segundo o sindicato moradores reclamaram da demora para marcar consultas com especialistas.

Além disso, os servidores públicos também coletaram denúncias de problemas em outros serviços públicos. “Nós estamos pegando esses depoimentos, recebendo denúncias e vamos produzir materiais para colocar nas redes sociais”, explicou o diretor do Sifar, Bernardo Paim Cunha Masson.

UPA

Uma das reclamações apuradas foi sobre o aparelho de raio-x da Unidade de Pronto-Atendimento da cidade, que há 9 meses está fora de funcionamento. Em nota publicada nas redes socais o Sifar afirma que “não houve nenhum investimento por parte da administração para corrigir o problema”.

Ao Plural, a prefeitura explicou que o aparelho foi trocado porque o anterior estava obsoleto e que está fazendo “adequações conforme normativa vigente, incluindo a NBR 7256 que orienta sobre o tratamento de ar em estabelecimento de saúde”.

Embora não tenha dado um prazo para que o serviço seja retomado, a administração ressaltou que os ajustes estão “no processo de finalização”.

Por enquanto quem precisa realizar exames de raio-x precisar ir ao Hospital Municipal de Araucária.

Novas ações

Membros do Sifar pretendem visitar outras unidades de saúde e também disponibilizaram um canal de atendimento para a população.

Na próxima semana será definido o calendário de ações da campanha.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima