Série de livros sobre mulheres na ciência tem mais um lançamento
‘Hedy Lamarr’, de Lindamir Casagrande e Tania Incerti, conta para crianças a história da ‘mãe do Wi-Fi’

Será lançado neste sábado (23) o livro “Hedy Lamarr: uma cientista quase secreta”, escrito por Lindamir Salete Casagrande e Tania Vega Incerti, voltado para o público infantil. A manhã de autógrafos acontece a partir das 10 horas na sede da Editora Inverso (R. Doutor Goulin, 1523).
“Hedy Lamarr” revela detalhes sobre a vida e as conquistas dessa atriz norte-americana que também deixou sua marca como cientista. Nascida em Viena, migrou para os Estados Unidos em busca de liberdade, fugindo de um casamento abusivo. O público a conheceu por seus papéis em diversos filmes de Hollywood, mas o livro revela um lado pouco conhecido de sua vida.
Segundo Lindamir, uma das descobertas mais surpreendentes é que Hedy Lamarr mantinha um laboratório em sua casa, onde realizava experimentos inovadores em química e telecomunicações. Sua contribuição mais notável foi a tecnologia que deu origem ao Wi-Fi, GPS e telefone celular, conquistando para si o título de “mãe do Wi-Fi”.
Meninas superpoderosas
O livro faz parte da série “Meninas, moças e mulheres que Inspiram”. A série, iniciada em 2019, tem como objetivo destacar trajetórias femininas e quebrar estereótipos de gênero relacionados à ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Leia também: TECPUC anuncia encerramento e deixa à deriva centenas de alunos
Desde seu primeiro ano de lançamento, a série já recebeu reconhecimento, com um livro indicado ao Prêmio Jabuti em 2020. Em 2022, alcançou a grande final na categoria juvenil, figurando entre os cinco finalistas com o livro “Enedina Marques: Mulher negra pioneira na engenharia brasileira”, de Lindamir Casagrande, que está concorrendo em 2023 com “Sophie Germain: a matemática formada às escondidas e quase esquecida.
“A expectativa é que mais uma vez a série se destaque e contribua para ampliar o reconhecimento das mulheres que deixaram uma marca em seus campos de atuação”, afirma Lindamir.
Participe do grupo de WhatsApp do Plural. Clique aqui.