Quem tem 70 anos já pode tomar vacina bivalente da Covid em Curitiba

Com procura baixa por imunizantes, prefeitura disponibiliza vacina para quem nasceu até 1953

A Secretaria de Saúde de Curitiba passou a convocar todas as pessoas com mais de 70 anos que moram na cidade para receber a dose da vacina bivalente contra Covid. O aumento da faixa etária convocada, segundo a Prefeitura, se deve à baixa procura pela imunização.

Agora, para receber a dose é preciso ter nascido até 1953. Para receber o reforço da vacina bivalente anticovid é necessário, ainda, ter tomado ao menos duas doses da vacina anticovid anteriormente e ter no mínimo 120 dias de intervalo desde a última aplicação. A vacina estará disponível em 107 postos de saúde, das 8h às 17h. Os endereços podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.

A vacina bivalente é mais poderosa do que as outras aplicadas até então, e protege contra uma quantidade maior de variantes do coronavírus.

Públicos convocados para reforço com a bivalente em Curitiba

  •  Todos os nascidos até 1953 (ou seja, pessoas com 70 anos completos ou mais, além daqueles que completam essa idade no decorrer de 2023)
  •  Imunossuprimidos com 12 anos ou mais, conforme cronograma que pode ser conferido AQUI 
  •  Pessoas acamadas com 70 anos ou mais (aplicação na residência)
  •  Moradores e trabalhadores de instituições de longa permanência (aplicação na residência)
  •  Indígenas (pelo Distrito Sanitário Tatuquara e equipes do Consultório na Rua)

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Quem tem 70 anos já pode tomar vacina bivalente da Covid em Curitiba”

  1. Eu fui e voltei. Acabo de escrever um email para um endereço da Secretaria Municipal de Saúde que me foi entregue pela desatendente que me desatendeu. #JosephKfeelings

    “Voltando do posto Campina do Siqueira, com a instrução de procedimentos para “resgate” da minha segunda dose de reforço, tomada em São Paulo e que não consta do Saúde Já Curitiba.
    Argumentei com a atendente, dizendo que tenho a Carteira Nacional de Vacinação, no aplicativo ConecteSUS, onde constam todas as doses, conforme os senhores poderão verificar em anexo. Foi inútil, a triadora não se interessou sequer em esperar que eu acessasse o aplicativo. Uma amiga entrou para a aplicação, falou com a pessoa que fazia o registro lá dentro, e também levou uma negativa.
    Saí do posto antes de perder a paciência, a elegância e a razão.

    Tarde de trabalho perdida estou de volta em casa, sem vacina, procurando carteirinha de papelão no fundo da gaveta, fotografando coisas, procurando e baixando conta de luz, escrevendo email e, a partir de agora, “esperando a resposta”. Para depois ter que perder mais um meio dia de trabalho para ir novamente ao posto. Isso não se faz com ninguém, muito especialmente com uma pessoa com mais de 70 anos.

    Em todas as 4 ocasiões em que tomei minhas vacinas, o atendimento foi bonito, humano, solidário!

    Hoje tive essa infelicidade de ser atendida por duas pessoas na defensiva, possivelmente mal selecionadas e mal treinadas; a culpa não é delas por estarem exercendo uma função para a qual não estão competentes, a culpa é de quem não as qualificou. Mas as moças, pessoas físicas, carecem igualmente de empatia e disposição para ouvir o que a pessoa à frente delas tem a dizer.

    Sem alternativa, anexo abaixo os documentos pedidos e a carteira nacional. Passarei a aguardar a confirmação, o “resgate” da minha dose sequestrada, para ir tomar minha bivalente. Tomara que não pegue Covid antes.

    Mais do que resolver minha situação particular, rogo aos senhores que orientem melhor as pessoas locadas na linha de frente do atendimento. Esclarecer-lhes que documento oficial federal obtido no portal gov.br vale mais do que cadernetinha de papelão. A essa altura do campeonato, a pessoa brasileira não tem necessidade de passar por mais este desgosto.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima