Professores e funcionários da educação suspendem greve

Os professores da rede estadual de ensino e os funcionários das escolas decidiram neste sábado pela suspensão da greve iniciada no dia 25 passado. Nas três semanas de movimento, os grevistas da APP-Sindicato e das demais categorias do funcionalismo conseguiram […]

Os professores da rede estadual de ensino e os funcionários das escolas decidiram neste sábado pela suspensão da greve iniciada no dia 25 passado. Nas três semanas de movimento, os grevistas da APP-Sindicato e das demais categorias do funcionalismo conseguiram alguns avanços na negociação com o governo do estado, como a reposição da inflação dos últimos 12 meses, de 4,94%, embora de maneira parcelada.

Na assembleia deste sábado, realizada em frente ao Palácio Iguaçu, representantes de todos os núcleos sindicais de Curitiba e do interior votaram pela suspensão temporária da greve, com uma nova assembleia a ser realizada em agosto, depois do fim do recesso parlamentar, para avaliar a situação.

A educação é a principal categoria do funcionalismo paranaense, com cerca de 64% dos servidores. É muito provável que com a saída da APP da greve, as demais categorias também retornem ao trabalho.

O fim da paralisação foi possível depois de uma proposta apresentada pelo governo do Paraná na noite desta sexta-feira. Os principais pontos são os seguintes.

*Reajuste de 5% – sendo 2 % em 2020, 1,5% em 2021 e 1,5% em 2022;

*Auxílio-alimentação e auxílio-transporte;

*Retirada do Projeto de Lei Complementar 04/2019;

*Abertura ou reativação de oito polos de perícia no interior do estado;

*Instituição de Comissão de Saúde entre sindicatos e Secretaria da Administração e da Previdência (Seap);

*Realização de concursos públicos;

*Garantia de pagamentos de promoções e progressões, incluindo anuênios e quinquênios;

*Manutenção da atual lei de eleições para diretores de escolas;

*Compensação dos dias não trabalhados durante a greve, sem desconto de salários;

*Instituição de Comissão entre Estado e representantes dos servidores para discutir o Processo Seletivo e as necessidades de novas contratações.

[simple-author-box]

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima