Periferias Plurais abre oficinas gratuitas de jornalismo. Jovens concorrem a bolsas

Projeto prevê bolsa mensal de R$ 500 para os seis alunos ecolhidos

O Plural quer encontrar jovens de regiões periféricas de Curitiba que tenham vontade de frequentar oficinas gratuitas de jornalismo. São 20 vagas para o curso, que será ministrado em três sábados de maio e junho. As seis pessoas que tiverem o melhor desempenho no curso serão convidadas a escrever sobre a região em que moram para o Plural, durante os seis meses do projeto. Cada uma delas vai receber uma bolsa mensal de R$ 500.

As oficinas são o primeiro passo do projeto Periferias Plurais, uma iniciativa do Plural em parceria com o International Center for Journalists (ICFJ), a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), com financiamento da Meta. O projeto apresentado pelo Plural foi aprovado no programa Acelerando a Transformação Digital, que financia propostas de jornalismo inovadoras de várias organizações.

As inscrições são gratuitas (aqui) até o dia 16 de maio. Podem participar jovens de 16 a 24 anos que morem em regiões periféricas e favelas de Curitiba e cidades vizinhas. A preferência é por pessoas de baixa renda, negras, mulheres e integrantes da comunidade LGBTQIA+. A seleção dos seis nomes finalistas será feita por um júri de jornalistas e representantes da comunidade.

As oficinas tratam de noções básicas de jornalismo, reportagem, internet e redes sociais, entre outros aspectos da profissão de repórter. Não é preciso ter frequentado curso de comunicação para participar. Dúvidas podem ser enviadas por e-mail para [email protected], com o assunto PERIFERIAS PLURAIS.

Mostrando a cidade

A ideia do projeto é retratar regiões da cidade de Curitiba que pouco são exibidas na imprensa. “Em geral, áreas de periferia só aparecem no jornal quando há crimes. E a gente sabe que existe uma vida muito maior e mais rica nessas comunidades, que é preciso revelar”, diz o jornalista Rogerio Galindo, um dos fundadores do Plural e coordenador do projeto.

Os seis jovens selecionados devem produzir textos, vídeos e outros materiais que serão editados e publicados pelo Plural. “Ninguém conhece essas regiões tão bem quanto seus próprios moradores”, diz Rosiane Correia de Freitas, coordenadora-geral do Plural. “Não queremos que essas pessoas sejam repórteres no sentido convencional. Mas sim que ajudem Curitiba a se descobrir, a saber o que acontece nessas vilas, nos bairros mais afastados. Vai ser uma experiência nova para os jovens, mas também para o leitor, tenho certeza”, afirma ela.

As oficinas acontecem nos dias 21 e 28 de maio e se encerram em 4 de junho. Os participantes ganharão café da manhã, almoço e lanche, além de vale-transporte. As aulas serão sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede da Elo Apoio Social e Ambiental, na rua Mariano Torres, 108, no Centro de Curitiba.

Periferias Plurais

Para se inscrever no curso, clique aqui. São 20 vagas disponíveis.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Periferias Plurais abre oficinas gratuitas de jornalismo. Jovens concorrem a bolsas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima