Ônibus de Curitiba teve em 2023 menor número de passageiros em 14 anos

Com exceção dos anos de pandemia de Covid-19, Curitiba nunca teve tão poucos passageiros no transporte coletivo desde o início do atual contrato de concessão

A cidade de Curitiba encerrou 2023 com um recorde negativo: a média de passageiros equivalentes transportados na Rede Integrada de Transporte (RIT) foi a menor desde 2010, quando o atual contrato de concessão do serviço começou a vigorar. Foram, em média, 11.223.867 passageiros por mês. O desempenho do sistema só foi pior em 2021, durante o período de restrições causadas pela pandemia de Covid-19, quando a média mensal de passageiros equivalentes ficou em 8.371.055.

A quilometragem mensal percorrida pela frota do transporte coletivo também registrou seu pior resultado em 2023: 6.308.144 quilômetros. Apenas em 2021 as empresas concessionárias tiveram desempenho pior: 6.271.919 quilômetros.

A derrocada no número de passageiros é o principal problema do sistema, que teve, em 2023, um déficit de R$ 154.543.102,19. O índice de passageiros transportados por quilômetro (IPK) caiu 21% no período de 2010 e o custo por quilômetro rodado aumentou em 158% (43 pontos percentuais acima da inflação – calculada pelo IPCA – do período). Se tivesse mantido o IPK em 2,09, a Rede de Transporte teria terminado 2023 sem déficit.

A curva de desempenho da RIT mostra uma tendência de manutenção na queda do número de passageiros. No entanto, mesmo que o número de passageiros se mantenha em 2024 e considerando apenas a inflação prevista de 3% para o ano, o déficit do sistema pode chegar a R$ 183 milhões caso a tarifa não seja reajustada. Para manter o déficit atual, que foi de R$ 154 milhões no ano, a tarifa social (a que é cobrada na catraca) precisa ser reajustada para, pelo menos, R$ 6,10.

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Ônibus de Curitiba teve em 2023 menor número de passageiros em 14 anos”

  1. Impressionada com essa notícia, ando de ônibus todos os dias e são mega lotados, sujos, velhos, quebrados, com muitas pessoas furando as catracas. Em apenas uma viagem já vi mais de 10 pessoas furar a catraca. A linha Boqueirão/Centro Cívico é a pior de todas. Em qualquer horário lotado. Impossível fazer uma viagem sentada e os ônibus muito sujos . No interbairros 2 cheio de barata dentro dos ônibus. Uma vergonha e vejo essa notícia de que o número de passageiros caiu? Realmente deve ter caído mesmo, por todo esse descaso se eu pudesse não andava de ônibus. Agora quantos ônibus foram tirados das linhas desde a pandemia? Isso ninguém contabiliza . Gostaria que o senhor prefeito fosse andar nos ônibus que eu ando para ver o descaso, nojeira, sujeira e sem contar nos furtos e naquele pessoal vendendo coisas dentro do ônibus, um verdadeiro horror.

  2. Serviço de péssima qualidade com um valor cada dia maior, nada mais natural que o usuário buscar a cada dia uma alternativa de fugir do sistema de transporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima