Novo surto de Covid cresce em Curitiba e causa oito mortes em uma semana

De acordo com a Secretaria de Saúde, vítimas tinham comorbidades e na maioria dos casos não tinham tomado a vacina bivalente

O novo surto de Covid continua crescendo e fazendo vítimas em Curitiba. A Prefeitura informa que na última semana foram registradas oito mortes causadas pelo coronavírus na cidade, contra seis na semana anterior. O número de casos semanais também subiu, passando de 3 mil nesta semana – o número é apenas dos casos confirmados com exame laboratorial.

Das mortes ocorridas na semana, seis foram de pessoas que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, não tinham tomado a vacina bivalente – a variação mais recente disponível nos postos de saúde, que protege contra mais tipos do vírus. Todos os pacientes que morreram tinham comorbidades importantes, segundo as informações oficiais.

“A bivalente é a última versão da vacina contra a covid-19 que nós temos. Ela pode até não impedir a infecção, mas ajuda muito a evitar casos mais graves, que exijam internação”, afirma a infectologista Marion Burger, do Centro de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Curitiba.

Indicada para todas pessoas com 18 anos ou mais que ainda não receberam a dose de reforço em 2023, a vacina anticovid bivalente está disponível em mais de cem pontos de vacinação da capital paranaense.

A taxa de imunização com a vacina bivalente contra a covid-19 ainda está em 28,85%, de acordo com a Prefeitura. Ou seja: são menos de 436 mil pessoas imunizadas na cidade, em um universo de 1,5 milhão de pessoas aptas a receber a nova dose.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima