Maratona de Curitiba deve atrair 12 mil atletas de todo Brasil

Inscrições podem ser feitas até 08 de novembro nas modalidades de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km

Maratona de Curitiba acontece no dia 19 de novembro, e deve atrair cerca de 12 mil atletas a Curitiba. Inscrições podem ser feitas até dia 08 de novembro e variam entre R$ 89 a R$ 450. Os atletas podem correr nos percursos de 5, 10, 21 e 42 quilômetros. 

A primeira edição da Maratona de Curitiba aconteceu em 1997, na ocasião 770 atletas participaram da competição. Tradicionalmente realizada no terceiro final de semana de novembro, em seus 26 anos a maratona já passou pela maioria dos bairros da capital paranaense.

Esse ano o percurso deve passar por 22 bairros, além dos principais pontos turísticos da cidade como o Museu Oscar Niemeyer e o Jardim Botânico. Formado em educação física e preparador físico, Daniel de Oliveira participa da maratona de Curitiba desde 2009. “Quando me inscrevi pela primeira vez, minha motivação era terminar a prova e receber a medalha”, diz. 

 Oliveira gostou tanto da experiência que em 2011, além de correr a maratona, ele também passou a treinar outros corredores. “Eu já achava legal correr, para mim sempre foi uma atividade interessante, mas auxiliar outros corredores é ainda melhor”, diz.

Esse ano Oliveira irá competir no percurso dos 5 km para poder acompanhar seus alunos na modalidade dos 42 km. “Os 5 quilômetros são ideais para quem está iniciando, é um percurso mais tranquilo. Para quem está no zero ainda há tempo para se preparar”, explica.

Maratona de Curitiba

A organização do evento é feita pela Associação Pro Correr em conjunto com a Global Vita Sports e conta com apoio da Prefeitura de Curitiba que autoriza os percursos. “Inicialmente a maratona era pensada para maratonistas, mas hoje em dia ela é voltada para o grande público”, explica Arthur Trauczynski, sócio-fundador e CO-CEO da Global Vita. 

Segundo a organização, 50% dos participantes da última edição da competição não eram curitibanos e vinham de todos os estados do Brasil. “Para que esses atletas cheguem até a cidade é feito um investimento em transporte, hospedagem e alimentação. Isso tudo gera um impacto financeiro positivo para a cidade”, diz Trauczynski.

A largada de todos os percursos é feita na Praça Nossa Senhora de Salete, e durante todo o percurso equipes de apoio monitoram os atletas. Durante a maratona cerca de 1.400 pessoas trabalham no evento. A organização conta com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e da Secretaria Municipal de Saúde. 

Serviço

Maratona de Curitiba
19 de novembro – Largada Praça Nossa Senhora de Salete
Para mais informações acesse o site da Maratona de Curitiba aqui

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima