Liminar atende sindicato e prefeitura terá de reduzir sobrecarga de médicos

Ação determina que Feas deve agendar um paciente a cada 20 minutos

O juiz José Wally Gonzaga Neto, da 20.ª Vara do Trabalho de Curitiba, concedeu uma liminar determinando a redução da sobrecarga de trabalho dos médicos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Curitiba. Segundo a ação movida pelo Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (Simepar), gestores das unidades estariam forçando os profissionais a atenderem um paciente a cada 15 minutos.

Pela decisão, a a Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Feas), de Curitiba, deve agendar, no máximo, um paciente a cada vinte minutos. O juiz estabeleceu ainda que deve ser preservada a autonomia técnica dos médicos para determinar o tempo necessário para cada consulta.

O município nega a denúncia, mas o Simepar conseguiu provar a sobrecarga apresentando tabelas de agendamentos de pacientes feitas pelos gestores.

Com informações do Simepar.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima