Falha no sistema das unidades de saúde de Curitiba dificulta retirada de remédios e agendamentos

Sistema está instável desde a última sexta-feira (5), segundo sindicato dos enfermeiros da capital

Desde a última sexta-feira (5), o sistema operacional das unidades de saúde de Curitiba está apresentando instabilidades, o que vem gerando transtornos à população no que diz respeito à aquisição de medicamentos e agendamento de consultas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que o programa demonstrou algumas falhas nos últimos dias, mas assegurou que o problema já foi resolvido.

“O sistema está realmente caindo em todas as unidades desde o final de semana. A consequência é não ter como acessar informações dos prontuários, pois atualmente está tudo via sistema, mas isso não pode implicar em desassistência.” Quem afirma é Raquel Padilha, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Enfermagem de Curitiba (Sismec). 

Segundo Raquel, os profissionais estão sendo orientados a não deixar de atender a população, mesmo que o serviço demore e tenha de ser feito manualmente. “A questão do sistema é grave e gera transtornos, mas fiquem atentos para não gerar desassistência”, diz parte da mensagem enviada aos profissionais.

Patrícia da Rosa Mendonça, diretora do Sismec, aponta que, de acordo com os relatos recebidos pela entidade, os lapsos no sistema ainda não foram resolvidos e não há previsão de retorno à normalidade. “Na verdade, [a instabilidade no sistema] afeta praticamente tudo porque é tudo via sistema, consultas, entrega de medicamentos, agendamento de exames…”, comenta.

Um homem, que prefere não ser identificado, relata que está há dois dias tentando obter medicamentos na unidade Ouvidor Pardinho, no centro de Curitiba. “De novo ‘o sistema caiu’ e não sabem quando volta, se em dez minutos ou dez horas. A enfermeira da entrada disse que é o quarto dia seguido.”

Em nota, a SMS confirmou a inconsistência no sistema, mas informou que, neste momento, o programa está funcionando normalmente. De acordo com a secretaria, equipes de Tecnologia da Informação trabalharam para resolver o problema causado por uma atualização e ninguém foi prejudicado.

Até o fechamento da reportagem, a SMS não informou quantos dias o sistema de prontuário apresentou oscilações, nem se foram todas as unidades da cidade afetadas pela falha.

Leia a nota da SMS na íntegra

Nos últimos dias, o sistema de prontuário eletrônico e-saúde apresentou alguns momentos pontuais e curtos de instabilidade, em decorrência de uma atualização realizada. Neste momento, o sistema está funcionando normalmente. 

Equipes de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba e da Secretaria Municipal de Administração e de Gestão de Pessoal de Curitiba trabalharam no sentido de sanar o problema.

Eventualmente, nos períodos de queda do sistema, as unidades trabalharam com sistema de contingência, ou seja, no modo analógico, de forma a não prejudicar o atendimento dos usuários.

Reportagem sob orientação de João Frey

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1 comentário em “Falha no sistema das unidades de saúde de Curitiba dificulta retirada de remédios e agendamentos”

  1. O sistema e da ICI … PMC terceiriza merenda escolar , TODOS os sistemas informatizados … BIlhetagem do transporte coletivo , subsidia empresas ee onibus , terceiriza ESTAR , terceiriza RADAR , coleta de lixo … E sinda gontempka centenas de cargos comisdiobados … Toda essa gente se auto intitula ‘liberal” …

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